Índice geral Especial
Especial
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pelo País / Macapá

Com apoio do DEM, PSOL vence eleição em uma capital pela 1ª vez

DE SÃO PAULO - O candidato do PSOL à Prefeitura de Macapá, Clécio Luís, conseguiu virar o resultado do primeiro turno e foi eleito com 51% dos votos.

É a primeira vez que o PSOL vence uma eleição de capital.

Clécio, 40, derrotou o atual prefeito, Roberto Góes (PDT), 46, que tentava a reeleição e obteve 49% dos votos.

No primeiro turno, Góes liderou com 40% dos votos válidos, 12 pontos à frente dos 28% de Clécio.

Uma das apostas da campanha de Clécio foi explorar a prisão de Góes em 2010, quando ele foi alvo de uma operação da Polícia Federal.

Investigações apontavam um suposto esquema de desvio de verbas federais no Amapá por políticos, funcionários públicos e empresários do Estado. Depois de passar dois meses preso, Góes voltou ao cargo.

"É a campanha do sol nascente [símbolo do PSOL] contra a campanha de quem viu o sol nascer quadrado", disse à Folha, neste mês, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

O PSOL começou a disputa eleitoral em chapa formada por PV, PPS (do vice Allan Sales), PCB e outros nanicos. No segundo turno, recebeu um inusitado apoio do DEM, que levou lideranças do PSOL no país a divulgar nota contrária à aliança.

Segundo Randolfe, o apoio partiu apenas do deputado federal Davi Alcolumbre, quarto no primeiro turno.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.