São Paulo, quinta-feira, 01 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

População se queixa de problemas com poluição



DA REPORTAGEM LOCAL

A poluição do ar e da água preocupa e incomoda os moradores da área designada como sul 1 pelo Datafolha, composta por Cursino, Ipiranga e Sacomã. Para 11% dos entrevistados, essa é a principal desvantagem de viver em São Paulo -a queixa perde apenas para a violência e a falta de segurança, apontada por 37%, e para a ausência de trabalho, registrada por 13%.
Na região, há um caso emblemático de problema ambiental: a Vila Carioca, onde está instalada a base de estocagem de combustíveis da Shell, teve o solo contaminado por pesticidas.
O presidente da SOS Vila Carioca, Aristides Acosta Fernandes, 61, hoje luta para que sejam feitos exames específicos nos moradores, a fim de verificar se eles foram afetados pela contaminação. "Vim para cá aos sete anos de idade e não tenho intenção de mudar. Mas não vejo nada ser feito para reverter esse dano ambiental."
Ele mora no bairro desde 1950 -de acordo com a pesquisa, 43% dos entrevistados sempre moraram na sul 1. Sua mulher, Hilda, reclama que, às vezes, a água sai da torneira amarelada e com cheiro.
Além do problema da contaminação, os alagamentos constantes na avenida Dr. Ricardo Jafet também desagradam a quem mora no Ipiranga. A reclamação sobre enchentes na área foi feita por 5% dos entrevistados.
O proprietário de uma oficina no local, Faísca dos Santos, 50, afirma que sempre que chove o trabalho é prejudicado. "Precisamos parar tudo e levar os carros para ruas mais altas. Da última vez, terminamos um trabalho e carregamos o dono do veículo para ele não molhar a calça", diz.

Transporte
O setor de transporte coletivo é elogiado pela população em razão das opções de linhas para diversas regiões da cidade -10% dos entrevistados consideram essa a área em que a prefeitura está se saindo melhor. No entanto, a freqüência dos ônibus está abaixo da desejada.
"Às vezes, espero de 40 a 50 minutos para pegar o [ônibus] República", afirma a dona-de-casa Maria Aparecida Padilha de Melo, 54.
Os moradores reclamam também da limpeza: para 8% dos entrevistados, o principal problema da área é a sujeira.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Emprego fácil é ponto alto para 36% dos entrevistados
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.