UOL


São Paulo, sexta-feira, 01 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice




Celebridades desdenham do evento e desfalcam equipe brasileira na busca por medalhas

Deserção de estrelas tira brilho da maior delegação

Nunca existiu uma delegação tão numerosa. Nunca se despendeu tanto dinheiro na preparação dos competidores. Nunca se criou uma expectativa tão intensa para a conquista de medalhas.
A equipe que vai defender o Brasil no Pan-Americano de Santo Domingo, no entanto, não é composta apenas de superlativos.
Um punhado de celebridades do esporte nacional desdenhou do evento, considerado pelo Comitê Olímpico Brasileiro o mais importante da temporada.
No contingente de 479 competidores que vai à República Dominicana, há clarões significativos. É o caso, por exemplo, do astro do tênis nacional, o ex-líder do ranking mundial Gustavo Kuerten.
O tenista integrou o selecionado do COB na Olimpíada de Sydney-2000, mas, em 2003, preferiu seguir disputando o milionário circuito da ATP a optar pelo Pan.
Situação semelhante vive a dupla de vôlei de praia Adriana Behar e Shelda. Medalha de prata na Austrália, elas defendem o título do Circuito Mundial, que vale vaga na Olimpíada de 2004.
Assim, a dupla optou por descartar o Pan para não ficar de fora da etapa do Grand Slam da Áustria, que vale mais pontos do que as demais do circuito.
A parceria brasileira em Santo Domingo será Ana Richa/Larissa, que ocupa a segunda colocação no ranking brasileiro.
"Gostaríamos de ir ao Pan, de defender o país, mas não podemos abrir mão desses pontos porque são vitais para o nosso sonho de ir a Atenas", disse Behar.
A Confederação Brasileira de Vôlei chegou a pedir à Organização Desportiva Pan-Americana para adiar o início do vôlei de praia para o dia 4, a fim de viabilizar a ida das jogadoras, mas não obteve êxito. A competição começa amanhã, dia 2.
Do vôlei surge ainda outro problema. Apesar de a equipe masculina ir completa, com os jogadores campeões da Liga Mundial deste ano, a feminina será representada por um grupo bem mais jovem.
A decisão foi tomada porque a seleção adulta estaria disputando a fase final do Grand Prix, um torneio mais lucrativo e competitivo. A equipe, no entanto, caiu logo na primeira fase e obteve seu pior resultado na história do evento.
Mesmo assim, o Brasil será representado por uma seleção B no Pan, formada por uma base juvenil e mais três jogadoras adultas.
Os principais atletas brasileiros no basquete também não viajarão a Santo Domingo.
O armador Leandrinho e o pivô Nenê seguem na NBA. Janeth, Helen e Iziane estarão na WNBA.
Quando o critério não é exclusivamente técnico, surgem os entraves burocráticos, como o que atrapalhou Rodrigo Pessoa.
O principal ginete do país desistiu do Pan por problemas com as autoridades sanitárias européias. Para ir à República Dominicana, Giffard, sua montaria, teria que tomar uma vacina contra a encefalomielite venezuelana, doença comum na América Central.
Pelas normas da União Européia, porém, Giffard teria que passar três meses na América antes de voltar, já que não há ocorrência dessa doença no velho continente. Tanto tempo parado seria prejudicial ao cavalo, uma das apostas de Pessoa para Atenas-2004.
Sem o ginete, o Brasil tentará conquistar a vaga por equipe na próxima Olimpíada.
"São 13 anos de serviços prestados à equipe brasileira. Gostaria muito de ajudar na classificação para os Jogos. Mas pretendo estar lutando por medalhas em Atenas", afirmou Pessoa.
Os problemas de infra-estrutura também atrapalharam a ida das estrelas brasileiras.
A CBF ameaçou não mandar uma seleção de futebol ao Pan com a alegação de que as instalações do evento seriam de baixa qualidade. Depois de pressão do governo, cedeu, mas enviou a seleção sub-20. A seleção feminina, no entanto, competirá completa.


Texto Anterior: Jogos abertos
Próximo Texto: Clã do aço emplaca mais uma no hipismo
Índice


UOL
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.