UOL


São Paulo, sexta-feira, 01 de agosto de 2003

Texto Anterior | Índice




Diego Hypólito

No Pan, irmão de Daniele disputa principal competição desde o Mundial

Ginasta salta atrás de brilho próprio

Guilherme Pupo/Folha Imagem
Diego Hypólito executa salto em Curitiba em treino para o Pan


No último Pan, a estrela da família decepcionou. Daniele Hypólito, favorita à medalha, caiu duas vezes nas finais individuais e não passou do sétimo lugar.
"Tenho que ir bem. Os que me levantaram podem me derrubar. A Dani passou por isso em Winnipeg. Penso nisso", admite Diego, 17, o caçula dos Hypólito.
Santo Domingo será a primeira competição de importância de Diego desde o Mundial de Debrecen (Hungria), em dezembro.
Na ocasião, foi quarto no solo e 14º no salto sobre o cavalo. Muito se comparado com o então melhor resultado em Mundiais, o 38º de Marco Monteiro em 1992.
"Era qualquer um na Hungria. Hoje os juízes já me conhecem. Mas sei que não posso deixar o sucesso subir à cabeça", afirma.
Além do discurso sobre a fama, ele diz ter outra resposta engatilhada, inúmeros são os pedidos para contar a relação com a irmã um ano mais velha. E reclama que não perguntam de sua trajetória.
Mas, questionado, não deixa de citar a irmã ao lembrar do início, aos 7 anos, em Santo André.
"Comecei por causa da Dani, mas achava que [a ginástica] não tinha nada a ver comigo. Não gostava. Achava legal só me esborrachar no chão", lembra, rindo.
Talvez inevitável, as memórias são recheadas de referências.
"Cresci vendo acontecer comigo o que ela havia experimentado, os resultados, o sucesso."
Hoje, apesar de até reconhecer que se não fosse irmão dela nem com o Mundial seria tão conhecido, Diego compete para mostrar que tem brilho próprio.
"Não se trata de provar, mas posso conseguir bons resultados. Antes, entrevistavam a Dani e depois, às vezes, o "irmão dela". Hoje alguns entrevistam só a equipe masculina", diz, orgulhoso.


Texto Anterior: Brasil, EUA e Canadá são primos ricos na Vila
Índice

UOL
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.