São Paulo, sexta-feira, 01 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RORAIMA

Cidade situada em reserva indígena pode ser extinta pelo governo

Em Uiramutã, políticos tentam impedir o fim do município

Tuca Vieira/Folha Imagem
Índios treinam para votar em urna eletrônica instalada em Uiramutã pelo TRE-RR


JOSÉ EDUARDO RONDON
DA AGÊNCIA FOLHA

Rivais políticos, os dois principais candidatos à Prefeitura de Uiramutã, a 334 km de Boa Vista (RR), estão empenhados numa causa comum: evitar que a cidade seja extinta com a homologação, pelo governo federal, da terra indígena Raposa/Serra do Sol.
Se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva homologar a área de 1,69 milhão de hectares no nordeste do Estado como terra indígena contínua, serão extintas plantações, estradas e o município. A população "não-índia" que habita o local terá de ser realocada.
A atual prefeita e candidata à reeleição, Florany Mota (PT), e seu principal adversário, Wilson Alves Bezerra (PDT), são contrários à proposta de homologação contínua da terra indígena.
Em janeiro, durante protestos de arrozeiros e índios contrários à portaria do Ministério da Justiça, houve bloqueios de rodovias, invasões a prédios públicos e três religiosos foram mantidos reféns. A homologação da área está sendo contestada judicialmente.
Em caso de não homologar a área como contínua, como prevê uma portaria do Ministério da Justiça assinada em 1998, o governo federal descontentará entidades como a Funai e o CIR (Conselho Indígena de Roraima).
O adiamento sobre a decisão de homologar ou não continuamente a terra indígena interferiu na campanha da prefeita Florany Mota, que é filha de índios macuxis: "Perdi tempo destinado à busca de apoios políticos em razão de estar envolvida no processo homologatório da área. O clima de indefinição também afeta os moradores".
Vencer a eleição e torcer para que o governo federal mantenha Uiramutã fora da área da terra indígena são, para Mota, seus principais objetivos. Para o "não-índio" e candidato do PDT, Wilson Alves Bezerra, pecuarista conhecido como "Galego", o fato de a cidade poder ser extinta não afetou sua campanha: "Enquanto aguardamos a decisão do governo federal, precisamos dar continuidade às nossas vidas".
Além dos dois, também disputa o pleito em Uiramutã Venceslau Braz de Freitas Barbosa (PTC).


Texto Anterior: Briga entre poderes: Zeca do PT desafia a Justiça Eleitoral de MS; governador vê perseguição à sigla
Próximo Texto: Frases
Índice


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.