São Paulo, domingo, 01 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTADOS

Serra, com 59%, deve ser eleito hoje em SP

Candidato tucano sempre esteve à frente nas pesquisas e deve manter hegemonia do PSDB no principal Estado do país

Ex-prefeito tem 34 pontos de vantagem sobre o petista Aloizio Mercadante na contagem dos votos válidos, segundo indica o Datafolha


JOSÉ ALBERTO BOMBIG
DA REPORTAGEM LOCAL

O candidato do PSDB ao Palácio dos Bandeirantes, José Serra, deverá ser eleito hoje, pela primeira vez, governador do Estado de São Paulo. Pesquisa Datafolha realizada anteontem e ontem revela que o tucano tem 59% do votos válidos -excluídos os brancos, os nulos e os eleitores indecisos.
A larga vantagem de Serra sobre o segundo colocado, Aloizio Mercadante (PT), mantém a hegemonia do PSDB no Estado. Desde 1994, quando Mário Covas (1930-2001) foi eleito pela primeira vez, os tucanos não perdem uma eleição na principal unidade da federação.
Segundo o Datafolha, Serra, considerando-se apenas os votos válidos, tem 34 pontos percentuais sobre Mercadante, que totaliza 25%, seguido pelo peemedebista Orestes Quércia, com 9%, e por Carlos Apolinário (PDT) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), ambos com 2% cada nesse quesito.
Conforme a legislação, para ser eleito no primeiro turno um candidato precisa ter mais de 50% dos votos válidos. Será a primeira vez que uma eleição para o Palácio dos Bandeirantes dispensa o segundo turno.
Serra liderou a corrida desde o início e jamais viu sua condição ameaçada. No que diz respeito ao total de votos, o candidato do PSDB oscilou dois pontos na reta final em relação ao levantamento anterior do Datafolha e foi de 51% para 53%. Mercadante, com 22%, e Quércia, com 8%, ficaram estáveis.
O Datafolha ouviu 3.219 eleitores em 66 municípios do Estado de São Paulo. A margem de erro, para o total da amostra, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Segundo a pesquisa, 11% dos eleitores ainda não têm candidato, 6% têm intenção de votar em branco ou anular o voto e 5% não sabem em quem votar.


Texto Anterior: Para ministra, operação teve intuito de beneficiar PSDB
Próximo Texto: Serra elogia atuação da PF no caso dossiê
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.