São Paulo, terça, 1 de dezembro de 1998

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MAGAZINES/SUPERMERCADOS

Dispersão de marcas impede definição de liderança no varejo

free-lance para a Folha

Pela primeira vez desde o início do Top of Mind, o Datafolha pesquisou as marcas mais lembradas entre supermercados e lojas de departamento.
Essas pesquisas revelaram um ponto comum: nas duas áreas, os líderes têm menos de 10% das citações, com um grande número de marcas mencionadas.
No caso dos supermercados, o líder Carrefour ficou com 8% das citações. A Lojas Americanas ficou com o primeiro lugar entre os magazines, com 7%.
A dispersão das citações, segundo especialistas, deve-se a dois fatores: a falta de fidelidade dos consumidores e a forte regionalização das cadeias.
Com o maior número de marcas citadas em toda a pesquisa Top of Mind, a categoria supermercados teve quase metade das respostas -48%- pulverizadas entre mais de cem nomes com até 1% de citações. Depois do Carrefour em primeiro, com 8%, a pesquisa indicou Bompreço em segundo (5%) e Pão de Açúcar em terceiro (3%).
Segundo Claudio Felisoni de Angelo, do Provar, a pesquisa do Datafolha coincide com dados obtidos pelo programa, que detectou em pesquisas que a fixação das marcas no varejo é baixa.
"É natural, já que o consumidor tem sido muito pouco fiel a um lugar. Com a estabilidade econômica, passou a pesquisar e conhecer mais marcas."
Isso se deve, também, à pequena quantidade de nomes que sejam conhecidos em todo o país. "Em geral, não é comum no varejo que haja um grande número de empresas nacionalmente expressivas em países extensos como o Brasil", explica o consultor de varejo Nelson Barrizzelli.
Como exemplo, cita o Bompreço, maior rede da região Nordeste, em segundo. "É uma marca forte regionalmente."
No caso das lojas de departamento, a líder Lojas Americanas (com 7%) foi seguida por Mesbla e C&A, cada uma com 4%.
No entanto, as marcas que tiveram menos de 1% atingem, somadas, 41% de todas as menções, enquanto 23% dos entrevistados não citaram nenhum nome.
Para Barrizzelli, o índice de 7% pode ser considerado significativo, dada a pulverização do mercado. "A fidelidade é pequena devido à concorrência e ao número de lojas."



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