São Paulo, segunda-feira, 02 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

São Paulo leva

Entrou o "Fantástico" e Glória Maria anunciou, no vaivém da escalada com Zeca Camargo:
- Boa noite. E que noite fantástica se anuncia. Vai terminar hoje ou vai ter segundo turno?
- Em alguns Estados a eleição já está decidida, mas para presidente está totalmente indefinida.
Nem tanto, mas seguem os apresentadores:
- A resposta virá nas próximas horas, na contagem voto a voto, que você vai acompanhar aqui.
Então, cerca de 20h30, "os votos apurados indicam segundo turno entre Lula e Alckmin". Pouco depois de 21h e Alexandre Garcia avisa que "mais da metade do que falta está em SP", onde o petista perde.
Mais meia hora de "Fantástico" e, pela primeira vez, Lula cai na apuração -anunciada antes na internet e depois na Globo e outras. Daí para baixo. O programa fechou já com o petista abaixo dos 49%.
Na Folha Online, "SP leva ao segundo turno".

VOLTA À CENA

Record/Reprodução
A Record cobriu -até onde foi possível acompanhar, sozinha- o voto do ex-presidente Fernando Collor de Mello, eleito senador por Alagoas. Fez um registro curto, quase envergonhado, citando-o como o terceiro e último dos que "disputam o Senado" no Estado -e casualmente dizendo que ele "espera nesta eleição voltar ao cenário política nacional"

SURPRESA

Rodrigo Paiva-29.set.2006/Folha Imagem
Alexandre Garcia, o comentarista político que restou à Globo, diante das incríveis pesquisas de boca-de-urna do Ibope, falou em "uma grande surpresa" na Bahia. "Lá na Bahia se tinha Paulo Souto como reeleito, o maior cabo eleitoral dele é ACM", comentou, "e Jaques Wagner está aparecendo aí como um candidato muito sério".

JOGO SUJO

Reprodução
Na home page do "Washington Post", ontem durante a tarde, foto de eleitores na fila para votar, no Rio de Janeiro, e o enunciado "Brasil vota em eleição definida por jogo sujo". Logo abaixo, no título ainda da versão impressa, "Apoio dos pobres dá a vantagem de Lula"

"EVAPORA"

Reprodução
O "Financial Times" também trouxe foto em sua home, de um cartaz, mais o título "Lula enfrenta desafio de última hora nas pesquisas". No texto, "sua liderança está evaporando".

NÁUSEA

A exemplo de outros jornais pelo mundo, também o "New York Times" chegou ao domingo com reportagens ainda trazendo Lula com mais chance, mas logo o site NYT.com reproduzia despachos de agências falando do impacto da "náusea pública" com os escândalos seguidos, segundo a Reuters, e destacando que "as fotos do dinheiro espalhadas nas primeiras páginas", segundo a AP.
No título da reportagem de Larry Rohter, ainda para a versão impressa, "Escândalo assombra eleição brasileira".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Eleições 2006/Avaliação do 1° turno: Lula ganha em 16 Estados e Alckmin, em 10 e no DF
Próximo Texto: Multimídia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.