São Paulo, segunda-feira, 02 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVALIAÇÃO DE 1º TURNO

Lula ganha em 16 Estados e Alckmin, em 10 e no DF

Petista é vencedor na região Nordeste; tucano é o líder no Sul e Centro-Oeste

No Sudeste, atual presidente supera o rival no Rio, Espírito Santo e em Minas Gerais, sendo batido apenas em São Paulo


CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O eleitorado brasileiro se dividiu regionalmente entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB). O petista confirmou sua liderança no Nordeste e venceu nos nove Estados da região, enquanto o tucano foi o preferido em todos os Estados do Sul e do Centro-Oeste.
Lula venceu em 16 Estados e Alckmin foi o primeiro colocado em 10 Estados e no Distrito Federal. No primeiro turno do pleito de 2002, o petista venceu em todas as unidades da Federação, com exceção de Alagoas, Ceará e Rio de Janeiro.
Na disputa de ontem, Lula obteve seu maior índice de votação no Amazonas, onde 78% dos eleitores optaram por seu nome (ver quadro nesta pág.).
Na região Norte, o petista também foi vitorioso em Tocantins, Pará e Amapá. Já o tucano liderou a votação em Roraima, Rondônia e Acre, governado pelo petista Jorge Viana.
O Sudeste foi outra região que se dividiu entre os dois candidatos. Ex-governador de São Paulo, maior colégio eleitoral do país, Alckmin ganhava no Estado com 54,34% contra 36,36% de Lula às 23h de ontem, quando 91,70% dos votos estavam apurados.
Nas eleições de 2002, Lula ganhou o primeiro turno em São Paulo com 46,11% dos votos, contra 28,56% conquistados pelo tucano José Serra.
Os outros três Estados do Sudeste deram vitória a Lula ontem. O petista ganhou até em Minas Gerais, onde Aécio Neves (PSDB), aliado de Alckmin, foi eleito com 77% dos votos. Lula conseguiu 52,97% dos votos no Espírito Santo e 49,18% no Rio de Janeiro.
Com 17,32%, os eleitores cariocas foram os que deram o maior percentual de votos para Heloísa Helena (PSOL), superando inclusive os 13,28% alcançados pela senadora em seu Estado, Alagoas. A candidata também foi bem votada no Distrito Federal (12,27%), Roraima (11,73%) e Amapá (10,06%).
Roraima foi o Estado que deu o maior percentual de votos a Alckmin, com 59,7%, seguido de Santa Catarina (56,61%) e Mato Grosso do Sul (56,25%).
A preferência do eleitor por Lula se inverteu em algumas regiões em relação à eleição de 2002. No Sul, o petista havia ganho de Serra no RS, PR SC, onde perdeu agora.


Texto Anterior: São Paulo, em clima de 0 a 0, vê voto sem festa
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: São Paulo leva
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.