São Paulo, segunda-feira, 02 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TOCANTINS

Estado reelege Miranda, aliado de Lula, já no primeiro turno

FRANCISCO FIGUEIREDO
DA AGÊNCIA FOLHA

O governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), 44, foi reeleito no primeiro turno, derrotando o ex-governador José Wilson Siqueira Campos (PSDB), 78. O peemedebista tinha 51,49% dos votos válidos às 23h55, quando 99,9% do total havia sido apurado. O tucano tinha 46,84%.
Miranda também garantiu a eleição de sua aliada para o Senado. A candidata Kátia Abreu (PFL) venceu o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB), filho do ex-governador: 51,09% a 44,16% até o fechamento desta edição.
"É uma nova página na história do Tocantins", afirmou Miranda, que garantiu a reeleição contra aquele que foi seu principal cabo eleitoral em 2002. O governador e o tucano romperam ao longo do mandato.
Autor das emendas que redundaram na criação do Tocantins, em 1988, Siqueira Campos nunca havia perdido uma campanha que disputou no Estado. Sua coligação acusa Miranda de usar a máquina do governo na campanha.
Confirmando a polarização na disputa, o resultado pouco expressivo dos demais candidatos contribuiu para que Miranda somasse mais da metade dos votos, encerrando o pleito já no primeiro turno.
Miranda é aliado de Lula. O PT estadual, no entanto, apoiou oficialmente a candidatura ao governo do senador Leomar Quintanilha (PC do B), 60, que obteve menos de 2%. Sobre a aliança com a senadora do PFL, o governador disse que Kátia "trabalhará pelo Brasil".


Texto Anterior: Goiás: Rodrigues (PP) vira e tenta a reeleição contra Vilela (PMDB)
Próximo Texto: Eleições 2006/Bahia: Eleito, petista impõe derrota ao carlismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.