São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOS 31 AOS 40

Maduro, profissional decide seus rumos

É hora de definir se vai solidificar carreira ou mudar

GIOVANNY GEROLLA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Após acumular alguns anos de experiência, chega a hora de usá-la a seu favor e aliar maturidade e autoconhecimento para planejar uma sólida carreira.
Esse momento da vida é crucial para decidir se firmar no que está fazendo ou mudar de rumo. Para ajudar a delinear esse mapa, peça conselhos informais ou até de profissionais -o chamado "coaching".
"O "coaching" é feito por um profissional sênior, que pode ser da organização ou de empresa externa", diz Maria Tereza Fleury, diretora da FGV-Eaesp (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas).
O aconselhamento define o que se pretende alcançar e como se qualificar para isso, já que é a época de se especializar -quem é gestor há ao menos cinco anos já pode fazer MBA.
Claudia Riecken, presidente da Quantum Assessment, avalia que, entre os 30 e os 40 anos, o profissional deve perceber se é movido por estímulos externos ou cumpre sua função por vontade própria.
Aos 30, é preciso ter experiência em liderança para ser diretor aos 40, explica a professora Célia Marcondes, da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). "A década é crítica para futuros presidentes e diretores", concorda Homero Amato, vice-presidente da Cursos Executivos.

Família à vista
Resultados positivos, personalidade apropriada, caráter e comprometimento com a companhia definem a chance de promoção. "Não vale mudar de emprego a cada dois anos para ter aumento insignificante no salário", avalia Marcondes.
Na vida fora da empresa também é hora de decisões -especialmente para as mulheres que querem ser mães.
"É preciso se planejar para isso: reduzir o ritmo de trabalho e aproveitar para fazer aperfeiçoamento", afirma Fleury.
Nas finanças, é o momento para investir em especialização o que poupou e de guardar dinheiro para o futuro.
"É bom ter uma reserva para o aperfeiçoamento, a previdência privada ou para a escola das crianças", afirma Riecken. "A idéia é economizar em medida equilibrada, já que nessa fase os gastos são muito grandes e ainda não se tem o maior salário."
"Invista em imóvel e aproveite o apoio da empresa para fazer cursos e viagens, tendo experiências que agregam valor ao currículo", diz Marcondes.


Texto Anterior: Diploma em teste
Próximo Texto: Plano é ter um filho aos 43
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.