São Paulo, domingo, 02 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saia justa entre as TVs marca o início das transmissões

Gazeta e MTV não são convidadas para festa de lançamento da TV digital na Sala São Paulo; redes veicularão discurso de Lula

Gazeta reclama ao presidente por ter sido "preterida"; MTV diz que atitude das redes organizadoras do evento foi "um pouco deselegante"

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma saia justa entre as emissoras marca o lançamento da TV digital hoje no Brasil. A Gazeta enviou carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última quinta, reclamando por não ter sido convidada para a cerimônia de inauguração do novo sistema, nesta noite, na Sala São Paulo. A MTV também afirma não ter sido chamada.
Na carta ao presidente, Sérgio Felipe dos Santos, superintendente-geral, afirma que a Gazeta vem "manifestar sua indignação pelo fato de ter sido preterida pelas demais emissoras (...) na solenidade que marca o início das transmissões digitais em São Paulo".
José Wilson Fonseca, diretor-geral da MTV, afirmou à Folha que não entendeu por que a emissora musical não foi chamada, atitude que considerou "um pouco deselegante".
O evento foi organizado por cinco das principais redes de televisão do país -Globo, SBT, Record, Bandeirantes e Rede TV! - e contará com a presença de Lula, do ministro das Comunicações, Hélio Costa, da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, do governador de São Paulo, José Serra, e do prefeito da capital, Gilberto Kassab.
A cerimônia, que começa às 20h, será apresentada em formato de um telejornal, com um âncora de cada uma das cinco redes organizadoras, além de um da TV Cultura, chamada a participar como representante das emissoras públicas.
Os jornalistas escolhidos foram Willian Waack (Globo), Carlos Nascimento (SBT), Marcos Hummel (Record), Ricardo Boechat (Band), Rodolfo Gamberini (Rede TV!) e Heródoto Barbeiro (TV Cultura).
No evento, serão exibidos trechos de programas em alta definição produzidos pelos canais e haverá discursos das autoridades. Os pronunciamentos de Lula, Hélio Costa e provavelmente o de Dilma Rousseff serão transmitidos em pool pelas redes a partir das 20h30.
Também fez parte da organização da cerimônia o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, formado pelas emissoras de TV, fabricantes de equipamentos e entidades de ensino e pesquisa. Curiosamente, Gazeta e MTV fazem parte da entidade.
"A Gazeta e a MTV não foram convidadas por uma falha de comunicação", disse ontem à Folha Luis Olivalves, diretor de interatividade da Bandeirantes e um dos representantes do fórum de TV digital.
"A cerimônia começou a ser organizada pelo fórum e depois, por questões financeiras, ficou nas mãos das redes, que concordaram em financiá-la. Elas tiveram menos de um mês para organizar o evento, foi muito corrido e algumas acabaram ficando de fora", disse.
A reclamação da Gazeta gerou um jogo de empurra-empurra entre as TVs. A Central Globo de Comunicação afirmou que o responsável pela organização do evento seria a assessoria da Presidência da República, que negou, dizendo que as TVs é que estão promovendo a solenidade. Band, Record e SBT afirmaram que o fórum era o responsável.

Barrados no baile
A Gazeta, segundo sua assessoria, tentou fazer parte da solenidade, mas não foi aceita nem obteve respostas sobre o motivo de sua exclusão.
Luis Olivalves, do fórum de TV digital, diz que posteriormente a Gazeta foi convidada a comparecer o evento. "Foram enviados convites para a Gazeta e a Mix. Só não daria tempo para incluir um âncora deles na apresentação nem o logotipo no palco. Mas eles e a MTV serão mencionados", disse.
A Gazeta nega ter recebido qualquer convite. A emissora, diferentemente da MTV, não irá transmitir os discursos de Lula e dos ministros. "Fomos barrados no baile. Gostaríamos de estar lá, mas estamos felizes e vamos fazer a nossa festa particular no lançamento", brinca Fonseca, diretor-geral da MTV.


Texto Anterior: Padrão japonês encarece a TV digital
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.