São Paulo, sábado, 03 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade tem maior votação em turno final

DA REPORTAGEM LOCAL

A votação do Rio na disputa pelos Jogos Olímpicos de 2016 bateu um recorde.
No turno final de votação nas escolhas do pós-guerra, a partir da edição de 1948, em Londres, nenhuma cidade teve um apoio tão grande como a capital fluminense.
Com a eleição de ontem, são 17 Jogos nesse período com disputa. Na Olimpíada de 1984, Los Angeles, nos EUA, foi candidata única.
O Rio recebeu 66 dos 98 votos possíveis no embate com Madri, o que significa 67% dos eleitores. Antes, o recorde era de 66%, o que aconteceu duas vezes, com Seul-88 e Moscou-80.
Em 12 disputas, a votação do vencedor no turno final ficou abaixo dos 60%.
O massacre carioca contra a capital espanhola contrasta com escolhas dramáticas.
Na eleição para os Jogos de 2012, por exemplo, Londres teve só quatro votos a mais do que Paris (54 a 50).
No pleito para a Olimpíada de 1956, Melbourne ostentou só um voto a mais do que Buenos Aires, o que tirou da capital argentina a chance, há mais de 50 anos, de ser a primeira cidade sul-americana a abrigar os Jogos.
A candidatura carioca bateu um outro recorde ontem, na Dinamarca.
Nenhuma outra cidade teve uma diferença de votos tão grande entre a primeira e a última votação. Foram 40 votantes a mais entre as duas fases. Madri teve apenas quatro a mais no turno final em relação ao inicial.
Mais inusitado foi o que aconteceu com Tóquio, segunda eliminada ontem. A capital japonesa teve no segundo turno dois votos a menos do que no primeiro.


Texto Anterior: COI capitaliza Olimpíada inédita no Rio
Próximo Texto: Nuzman festeja vitória política
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.