São Paulo, Quinta-feira, 04 de Fevereiro de 1999
Próximo Texto | Índice

Caderno é produto de 2 meses de treinamento

da Redação

Este caderno foi planejado, executado e editado pelos integrantes do 28º programa de treinamento da Folha, como trabalho de conclusão de um curso intensivo de jornalismo.
Durante mais de oito semanas, nove estudantes e jovens profissionais aprenderam a pôr em prática os princípios do projeto editorial da Folha.
Eles exercitaram a seleção de temas (pautas, no jargão jornalístico) que possibilitam abordagem mais criteriosa dos fatos e a redação de textos didáticos e contextualizados. Também se familiarizaram com o "Novo Manual da Redação".
Ainda de acordo com o projeto editorial, dedicaram-se a reportagens que procurassem ser ponderadas, críticas, aprofundadas e interessantes.
Além da prática jornalística, que incluiu uma entrevista coletiva com o prefeito de São Paulo, Celso Pitta, o programa teve cursos de português, matemática financeira e jornalismo auxiliado por computador.
Durante as primeiras quatro semanas, os participantes do programa foram orientados pelo editor-adjunto de Esporte, Júlio Veríssimo. Nas duas semanas finais, a coordenadora foi a diretora da Sucursal de Brasília, Eliane Cantanhêde, responsável também pela edição deste caderno.
Uma das principais preocupações dos trainees na execução deste produto foi a de explicar didaticamente para o leitor o impacto das recentes medidas econômicas na vida cotidiana e oferecer informações úteis para contornar as dificuldades da crise que se avizinha.
O treinamento da Folha é realizado desde 1988. A elaboração de um caderno como atividade de encerramento foi introduzida em 1997, com o objetivo de colocar em prática os conceitos aprendidos no curso.
O caderno é publicado quando a sua qualidade jornalística é considerada satisfatória.
Este é o quarto Folha Trainee a chegar aos leitores -o primeiro foi publicado em abril de 1998.


Próximo Texto: Economia: Para onde vai nosso dinheiro?
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.