São Paulo, Quinta-feira, 04 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JOSÉ GENOINO

"O país ficará mais pobre em 1999"

da Equipe de Trainees

O deputado federal José Genoino (PT-SP) prevê um grande movimento político reunindo as classes médias e os excluídos. Essa articulação deverá lutar em duas frentes: contra o desemprego e pela melhoria dos serviços públicos.

CRISE - "A inflação deve voltar em 1999, com recessão e penalização dos assalariados. O país ficará mais pobre.
Como a crise chegou à classe média, pode haver um grande movimento político em 1999, reunindo os setores médios com os excluídos, que, além da luta pelo emprego, acrescente uma outra pela melhoria dos serviços públicos."

DESEMPREGO - "A tendência é o desemprego continuar crescendo na classe média, até porque ela pagou muito pelo ajuste fiscal . É sobre essa camada da sociedade que recai a carga tributária maior.
O período de desemprego será demedo e de crise para a classe média."

EXPORTAÇÕES - "O pequeno e o médio empresários terão suas exportações facilitadas somente se houver uma reforma fiscal e tributária que diminua a burocracia.
As exportações devem ser estimuladas, limitando-se seletivamente as importações.
O processo de abertura indiscriminada do atual governo elevou o índice de desemprego em áreas como calçados, tecidos e eletroeletrônicos, sem diminuir a inflação.
Como a competição favorece a concentração e a monopolização, se você não estabelecer regras claras, a competição vira selvageria contra os direitos do cidadão.
O número de empresas que pesam no total da pauta de exportações é muito pequeno. Geralmente são empresas grandes e multinacionais localizadas aqui."

EDUCAÇÃO - "É grande o número de alunos saindo de escolas privadas e indo para públicas devido à crise, que diminuiu os investimentos do governo em educação.
Isso levou a uma piora da situação da classe média.

SAÚDE - "A classe média está aumentando seus gastos com os serviços privados de saúde porque o público está muito fraco. Conforme cai o poder aquisitivo, ela vai pressionar pela melhoria na qualidade dos serviços públicos."(GC)


Texto Anterior: "Situação melhora a médio prazo"
Próximo Texto: Aperte o cinto para chegar ao fim do mês
Índice


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.