São Paulo, sexta-feira, 04 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ensino técnico se destaca entre as públicas

DA REPORTAGEM LOCAL
DA SUCURSAL DO RIO

Dentre o mau desempenho das escolas públicas do país, algumas "ilhas de excelência" se destacam. São as escolas de ensino técnico e os centros de aplicação, ligados às universidades federais.
Em comum, têm um corpo docente com melhor formação do que o restante do sistema público. Um exemplo: nas escolas técnicas paulistas (mantidas pelo governo estadual), que entraram na lista das melhores da capital, todos os professores têm nível superior, alguns já com mestrado.
Outra vantagem dessa rede é que, como a demanda por vagas é maior do que a oferta, as escolas podem selecionar os melhores estudantes.
Nas escolas técnicas de SP, a concorrência passa dos 20 por vaga (semelhante a vestibulares de universidades públicas).
No Colégio de Aplicação da UFRJ, o melhor público na média das provas objetiva e de redação, a preocupação em mudar o perfil do aluno fez com que a direção trocasse os vestibulinhos por sorteios em 1999. No entanto, no ensino médio, antes do sorteio, é feita uma prova de nivelamento.
A diretora Celina Costa diz que já é possível perceber alguma mudança no perfil do aluno. Alguns, conta ela, relatam dificuldade até para trazer um lanche de casa. Costa afirma, no entanto, que a localização da instituição, na Lagoa (zona sul do Rio), dificulta um pouco a entrada de mais alunos de perfil socioeconômico menor.
Para ela, os modelos dos colégios de aplicação não são aplicáveis integralmente ao ensino público, já que, por definição, são instituições vinculadas a universidades e que se beneficiam desse vínculo.
Algumas características do sucesso dessas escolas, no entanto, podem, em sua avaliação, ser adaptada. Entre elas Regina destaca a dedicação exclusiva do professor a uma só escola. "Não temos laboratórios na escola e o prédio da escola se assemelha a muitos outros de colégios públicos."


Texto Anterior: Artigo: Sozinho, Enem leva a conclusão equivocadaq
Próximo Texto: Vértice, o melhor de SP, tem prova semanal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.