São Paulo, segunda-feira, 04 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2004 / BRASIL

PSDB disputará o segundo turno em 7 capitais; em 11, eleição é definida no 1º turno

PT vence em seis capitais e disputa o 2º turno em nove

FERNANDO RODRIGUES
EM SÃO PAULO

O PT já garantiu ontem as prefeituras de seis capitais e vai disputar o segundo turno em outras nove. O PSDB ainda não tem nenhuma capital, mas concorre em sete delas no segundo turno -sendo que em quatro casos contra o próprio PT.
Aconteceu o que apontava a maioria dos levantamentos pré-eleitorais nos grandes centros urbanos: petistas se mantiveram no topo e os tucanos avançaram. A depender dos resultados do segundo turno, PT e PSDB se consolidam como as duas agremiações mais fortes nas capitais de Estado -embora seja necessário registrar a nítida dianteira petista.
Já está definido que 11 capitais tiveram suas eleições finalizadas no primeiro turno, aí somadas as quatro que possuem menos de 200 mil eleitores.
O PT conquistou três das capitais pequenas -Macapá (AP), Palmas (TO) e Rio Branco (AC). A sigla do presidente da República também conseguiu manter em seus domínios três capitais maiores, onde já estava presente: Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE).
Já o PSDB não teve a mesma sorte petista. Os tucanos não conseguiram decidir no primeiro turno nas três capitais em que já são governo. Perderam João Pessoa (PB) para o PSB. Em Teresina (PI), o adversário será o PMDB. Em Vitória (ES), um tucano e um petista passaram ao segundo turno [veja quadro na pág. 12].
A novidade ficou por conta de algumas arrancadas finais de petistas. Casos, por exemplo, de Luizianne Lins (Fortaleza) e Alexandre César (Cuiabá).
O PT governa hoje oito capitais que reúnem 13,7 milhões de eleitores. Num cenário hipoteticamente improvável de vencer todas as disputas de segundo turno, mas apenas para demonstração do poder potencial da sigla, o PT ficaria com 15 capitais e governando 17,3 milhões de eleitores.
Num cenário semelhante de 100% de aproveitamento no segundo turno, o PSDB governaria 10,7 milhões de eleitores em sete capitais a partir de 1º de janeiro de 2005, quando tomam posse os novos prefeitos. Outro partido que garantiu uma posição de destaque no universo das capitais é o PFL, pois já ostenta a vitória de seu candidato no Rio, César Maia.
Hoje, os tucanos só estão em três capitais pequenas. A cidade mais relevante governada por um tucano é Osasco, com o 20º maior eleitorado do país.


Texto Anterior: Resultados mostram que PT e PSDB são os 2 eixos, diz Mercadante
Próximo Texto: Eleições 2004 / Balanço: Tranqüilidade marcou votação, avalia presidente do TSE
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.