São Paulo, quarta-feira, 04 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVOS UNIVERSITÁRIOS AGITAM RUAS E COMÉRCIO DA REGIÃO

DA EQUIPE DE TRAINEES

Desde o ano passado, três novas universidades se instalaram no centro, trazendo movimentação à região no horário em que ela era menos frequentada: à noite. Já são mais de 2.000 universitários circulando pelas ruas; cerca de 1.000 ficam no local até as 23h.
A Universidade Anhembi-Morumbi, na r. Líbero Badaró, a Faculdade de Direito do Complexo Damásio de Jesus, na Liberdade, e a Escola da Cidade, faculdade de arquitetura na General Jardim, foram atraídas pela oferta de imóveis vagos, pela vasta rede de transporte público e pela demanda representada pelos funcionários de escritórios, que queriam estudar perto do trabalho.
"Há uma população que não mora no centro, mas que fica lá oito horas por dia. É importante ter pessoas na região em vários horários, principalmente durante a noite", afirma Denise Sant'Anna, especialista em cidades e patrimônio histórico.
Outra vantagem da presença das instituições no local é a criação de uma rede de serviços. O aumento da circulação de pessoas estimula o surgimento de bares, lanchonetes, livrarias, papelarias e restaurantes.
No entanto, a atração de estudantes para a região enfrenta alguns problemas, como a falta de estacionamentos, a iluminação precária em algumas ruas e a sensação de insegurança, que ainda assusta alguns universitários que frequentam o local. (GG e SI)


Texto Anterior: ONG e teatros mudam paisagem urbana
Próximo Texto: Frases
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.