São Paulo, domingo, 06 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Começar antes dos 30 pode não ser a opção ideal

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Antes de procurar uma seguradora, é preciso fazer uma análise do que se quer do futuro. Nem sempre começar cedo é o melhor. "Eu recomendo que a adesão ocorra por volta dos 30 anos. Antes, os investimentos geralmente estão focados em outros interesses, como casar, comprar uma casa, viajar", opina o advogado Antônio Penteado Mendonça.
Luiz Gouvêa, da Towers Perrin, discorda. "A hora de poupar é o quanto antes. Os primeiros 15 anos de trabalho contam mais do que os últimos 25, devido ao rendimento acumulado."
Calculadora em mãos, é hora de prever a aplicação mensal, o tempo de contribuição e a renda desejada durante a aposentadoria. Atenção: é um erro pensar que, depois de aposentado, os custos serão reduzidos pela metade.
Fixe um valor compatível com o desejado. "Não vale investir apenas as "sobrinhas" do salário", diz o vice-presidente da Unibanco AIG, Antônio Trindade.
Quando fechar o contrato, tenha clara a forma de recebimento: resgate total, renda temporária ou vitalícia. Avalie também o seguro em caso de morte ou de invalidez.


Texto Anterior: Aposentadoria: Previdência privada ganha força
Próximo Texto: Investimento exige fiscalização
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.