São Paulo, domingo, 06 de julho de 2008

Próximo Texto | Índice

Questão de honra

CHINA PREPARA JOGOS PARA MOSTRAR OPULÊNCIA DE SEU CRESCIMENTO ECONÔMICO E SUCESSO DE UMA FÁBRICA DE ATLETAS QUE PODE DERROTAR OS EUA

O sucesso dos Jogos Olímpicos será o espelho do sucesso da China.
É com este objetivo que o governo do país comunista investe cerca de US$ 40 bilhões na organização do evento.
A Olimpíada é vitrine para a China mostrar seu poder ao mundo. E também oportunidade para incitar o nacionalismo, em meio aos protestos internacionais por direitos humanos.
O orgulho de ver o país organizar a maior Olímpiada da história pode contribuir para esse objetivo. Assistir a seu maior desempenho esportivo, que desbancaria os EUA, também é ingrediente fundamental.
Para isso, a China conta com uma "fábrica" de atletas, que seleciona crianças desde cedo para tentar levá-las ao pódio.
Para subir no quadro de medalhas, o país investe em modalidades em que não tem tradição e contrata técnicos estrangeiros.
Já colhem louros e idolatram astros como Liu Xiang, ouro em Atenas no atletismo, e Yao Ming, jogador de basquete da NBA.
Fotos deles estão por todos os lados em Pequim para enaltecer os Jogos ou vender celulares.
E abrem nova fronteira. No país onde a falsificação é difundida e o controle estatal é rígido, ainda é difícil vender a imagem do sucesso.


Próximo Texto: China usa Jogos como vitrine de poder
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.