São Paulo, domingo, 06 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

COMO DESENVOLVER COMPETÊNCIAS

Assertividade
O profissional consegue ser assertivo na medida em que conhece muito bem a sua área e defende suas posições com segurança. Os conhecimentos devem ser buscados em cursos de especialização e MBA; a segurança vem com a experiência

Flexibilidade
É alcançada quando o executivo aprende a ouvir e a se colocar no lugar do outro. Ter vivências internacionais ou em diferentes áreas da companhia ajuda nesse processo

Comunicação
O profissional comunicativo traduz com simplicidade processos e operações e também sabe se colocar e defender seus pontos de vista. Para tanto, é preciso ter o conhecimento necessário sobre o seu negócio e saber dar e receber "feedback". Essa competência pode ser desenvolvida com a ajuda de um "coach"

Capacidade de se relacionar
Saber se colocar no lugar do outro, ouvir e defender os seus pontos de vista. O aprendizado vem com a experiência ou com o auxílio de um programa de "coaching"

Ter visão estratégica
Um bom curso de MBA ajuda o profissional a conhecer bem o seu mercado e a desenvolver o olhar necessário para antever ações futuras que possam impactar nos negócios da companhia

Fontes: André Rapoport, do Grupo Sanofi; Eduardo Marques, da EMA Partners Brasil; e Silvia Gerson, da Stanton Chase


Texto Anterior: Nome da faculdade pesa na contratação
Próximo Texto: Áreas em que mais faltam candidatos qualificados
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.