São Paulo, domingo, 07 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Letras é mais que literatura e escrita

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Gostar de ler e de escrever é uma característica que une os estudantes de letras. Mas as aspirações costumam terminar aí, segundo professores consultados pela Folha.
"Muita gente acha que letras é só literatura", diz Maria Luisa Ortiz, diretora do Instituto de Letras da UnB (Universidade de Brasília). A professora Elis Cardoso, que dá aulas para calouros do curso de letras da Universidade de São Paulo, diz que os estudantes entram na faculdade sem saber o que vão encontrar.
"Existem alunos que buscam letras porque gostam de escrever e querem aperfeiçoar a escrita. Isso é até um engano, já que nosso curso prepara basicamente para a carreira de professor e de pesquisador", diz.
Maria Luisa aponta que a pessoa formada em letras deve ter conhecimentos diversificados.
"O mercado de hoje procura profissionais com cultura geral ampla e flexibilidade para atuar em áreas afins. É preciso fazer cursos de atualização, discutir assuntos com clareza e ter mente aberta para ver o novo e tolerar o diferente."
Também é interessante, segundo a professora, combinar cursos de línguas com vivênciasno exterior.
O aprendizado de línguas é, de acordo com Elis Cardoso, um forte atrativo para os alunos. "Muitos buscam o curso para se aperfeiçoar nas línguas estrangeiras, mas logo de início percebem que o curso de letras não é um curso de línguas." (JN)


Texto Anterior: Letras: "Foi aquela história do lugar certo na hora certa", dia Pasquale
Próximo Texto: Pergunta do calouro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.