São Paulo, domingo, 07 de novembro de 2010

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Foco em inovação desafia método tradicional de agir

Para incentivar criatividade em seu time, líder precisa rever conceito de insucesso e se dispor a assumir riscos

LARA SILBIGER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em um mercado competitivo, a alta demanda por novidades requer líderes que aliem pesquisa e resultados.
"Para aumentar a produtividade antes dos concorrentes, a resposta está na inovação", avalia o consultor de gestão Clemente Nobrega.
Inovar não é simples. "O maior desafio é formar pessoas, contraria a tendência de preservar o que deu certo", diz James Wright, diretor acadêmico da FIA (Fundação Instituto de Administração).
Por isso o líder deverá inspirar o time e criar segurança em relação ao insucesso.
Nobrega defende um processo para conduzir a criatividade até o resultado financeiro: "Não é preciso ser gênio. Com metodologia, é possível tornar-se inovador".
"Em vez de só ver o problema, o líder deve elaborar conceitos e hipóteses", afirma John Jansen, vice-presidente de inovação da DuPont para a América Latina.
Outra função é gerir o conhecimento. "Meu papel é unir competências em um projeto e viabilizar o trabalho das pessoas, e não por a mão na massa por elas", diz a engenheira Ariana Bottura, supervisora do Centro de Inovação e Tecnologia da DuPont.

META E RECOMPENSA
Para desenvolver líderes inovadores, empresas investem em treinamento. Na 3M, talentos passam dois anos dedicando-se só à formação e a projetos especiais.
Outras adotam metas e recompensas. Na Intel, os prêmios vão desde bônus até placas comemorativas, conta Cássio Tietê, diretor de marketing. A criação de um notebook com fins educacionais recebeu reconhecimento financeiro máximo no Brasil e na América Latina.
"Trabalharam no projeto as áreas fabril, de pesquisa, de vendas, de etnografia e de educação", comenta Tietê.
Para centralizar iniciativas inovadoras, o Profuturo (Programa de Estudos do Futuro), da FIA, sugere um novo cargo, o de CIO (Chief Innovation Officer). Segundo Wright, ele avaliará propostas de inovação, acompanhará sua implementação e ficará alerta a oportunidades.
Nobrega questiona o cargo. "Vislumbro um escritório de projetos com estrutura própria de gestão, orçamento e critérios de qualidade."



BOA IDEIA
Aileen Fowler, 33, é supervisora de laboratório de desenvolvimento da 3M. Considerada potencial gestora, fez o treinamento interno de inovação. Um de seus desafios foi criar uma esponja de banho sustentável. "Estudei diversas fibras até chegar à de uma cactácea [planta da família dos cactos]", conta. De volta a seu setor, foi promovida e incumbida de replicar experiências de inovação.


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