São Paulo, domingo, 07 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ENTREVISTA

Novas redes influenciam as relações

Professor fala sobre como lidar com estrutura flexível e outras culturas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Traçar o perfil da nova liderança para trabalhos multiculturais e em rede é a meta da pesquisa do núcleo coordenado pelo professor Anderson Sant'Anna, 39, na Fundação Dom Cabral.
Ele entrevistou acadêmicos brasileiros e norte-americanos e executivos e falou à Folha sobre o que estará no livro "Liderança: Entre a Tradição, a Modernidade e a Pós-Modernidade" (Campus Elsevier; lançamento previsto para este mês). (CC)

 


Novas culturas
As empresas estão expandido operações e precisam ter um quadro que suporte esse crescimento. Há preocupação com a aceleração do desenvolvimento de líderes.
O crescimento das economias emergentes e o de negócios entre elas coloca a necessidade de lidar com a multiculturalidade. Não é simples abrir operação na China. É necessário que alguém vá para lá e constitua novos processos e indicadores.

Trabalho em rede
É evidente a emergência de novas configurações. Fala-se de organizações virtuais e em rede, arranjos produtivos locais e gestão de cadeia produtiva. Mas como é trabalhar virtualmente e liderar redes, sobretudo as de inovação?
As estruturas passam a ser flexíveis, e é preciso desenvolver pessoas aptas a lidar com isso, que tenham capacidade de inovar, arriscar e ter práticas de gestão aderentes a esse contexto.

Múltiplos saberes
Temos observado demanda por atributos que autores chamam de competências de terceira dimensão. São as comunicativas, relacionais e sociais, a capacidade de se relacionar com o outro, entender e ouvir. Também tem sido valorizada a capacidade de reunir múltiplos saberes para gerar resultados.

Preparação
Uma maneira de a empresa desenvolver as competências subjetivas é estabelecer políticas e práticas que desafiem o profissional. Tem que expô-lo a um risco calculado, ampliar seu leque de responsabilidades. Desenvolve-se liderança submetendo-o a situações em que ela possa ser vivenciada.
Escolas precisam preparar pessoas para o modelo da era da informação, que é o de troca, trabalho em conjunto e seleção de informações.


Texto Anterior: Conselho
Próximo Texto: Leituras
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.