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Aluno do ensino médio tem o pior desempenho em dez anos
Estudantes da 8ª série do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio têm o pior resultado em português e matemática desde 1995
São Paulo foi o Estado onde as médias mais caíram nas provas de 8ª série de 95 a 2005. No ensino médio, foi o segundo pior em português
FELIPE SELIGMAN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O resultado de duas avaliações do ensino brasileiro, divulgado ontem pelo Ministério da
Educação, indica piora no desempenho de alunos do ensino
médio e expõe a dificuldade em
melhorar a qualidade da educação nos últimos dez anos.
O Saeb (Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Básica),
aplicado em 2005, que testa conhecimentos de português e
matemática em estudantes da
4ª série e da 8ª série do ensino
fundamental e da 3ª série do
ensino médio, revela os mais
baixos índices de rendimento
entre esses alunos desde 95.
São Paulo foi o Estado onde
as médias mais caíram nas provas de 8ª série de 95 a 2005. Nas
provas do ensino médio, foi o
segundo Estado que mais piorou em português e o terceiro,
em matemática.
Criado como mecanismo para mensurar o desempenho dos
alunos ao longo do tempo, o
Saeb é aplicado a cada dois
anos. Em 2005, foram avaliados 194.822 alunos de 5.940 escolas públicas e particulares.
Ao se comparar os índices
atuais aos de 2003 nota-se queda de rendimento de 9,1 pontos
na média de português e 7,4
pontos na de matemática, em
escala de 0 a 500. Em 2005, a
média do 3º ano do ensino médio foi de 257,6 em português e
271,3 em matemática.
Foram anunciados também
os dados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de
2006, que igualmente indica
queda de rendimento entre os
estudantes do ensino médio
comparado ao do ano anterior.
O exame é aplicado desde 1998,
de forma voluntária. Pode ser
feito por alunos que estão concluindo o ensino médio ou por
aqueles que já concluíram.
Em sua primeira edição, cerca de 115 mil alunos participaram. Na última, foram 2,78 milhões. O grande aumento se deve ao fato de que as notas são
usadas como base para bolsas
do Prouni (Programa Universidade para Todos).
A média das notas na prova
objetiva caiu de 39,4, em 2005,
para 36,9 em 2006. Já na redação, a média caiu de 55,96 para
52,08. A nota máxima em ambas as provas é 100.
Mais alunos
Para Reynaldo Fernandes,
presidente do Inep, o instituto
de pesquisas do MEC responsável pela avaliação, uma das
explicações para a piora do rendimento dos estudantes do ensino médio é o aumento do número de alunos no final da década de 90, já no governo FHC.
"A queda no rendimento é
um efeito da expansão do ensino, que também aconteceu nos
anos 60 nos Estados Unidos."
Fernandes diz que essa piora
já pôde ser notada em 1999. Naquele ano, os alunos da 4ª série
tiveram uma grande queda em
relação à 1997. As notas caíram
de 186,5 para 170,7 em português. Em matemática, elas caíram de 190,8 para 181,0.
No ensino fundamental, os
estudantes da 4ª série apresentaram o melhor rendimento
desde 99. De 2003 para 2005,
houve um salto de 169,4 para
172,3 na média de português e
de 177,1 para 182,4 na de matemática. Na 8ª série, a média de
português variou negativamente em só 0,1 ponto -de
232,0 para 231,9-, e a de matemática caiu de 245 para 239,5.
As notas do Saeb representam o nível de conhecimento
de cada aluno. Assim, os alunos
da 4ª série devem ter notas menores que os da 8ª, e os da 8ª,
menores que os da 3ª série do
ensino médio.
A prática mostra a debilidade
do ensino médio atual. Ao analisar o desempenho dos alunos
no decorrer dos anos, percebe-se que, em 1995, os alunos da 8ª
série do ensino fundamental tiveram média de 256,1 pontos
em português. Em 2005, a média na matéria dos alunos do
ensino médio é de 257,6.
O MEC anunciou ainda redução de 0,9% -de 56.471.787 para 55.942.047- no número de
matriculas em 2006, comparado ao Censo de 2005.
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