São Paulo, terça-feira, 09 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA EM CASA LEVA AO CRIME

A desestruturação familiar é apontada por especialistas como uma das causas da criminalidade. Brigas em casa, falta de diálogo, ausência de autoridade e de limites formam jovens que repetem o modelo de negligência e violência nas relações interpessoais, na escola e no trabalho.
Para Tereza de Vecina, coordenadora de pesquisa do Centro de Referência às Vítimas da Violência, em São Paulo, a violência doméstica "é o germe da criminalidade". Vecina diz que é preciso combater a idéia de que a criança só aprende apanhando e ensinar aos pais a estabelecer limites com autoridade e afeto. Explica também que as crianças em desenvolvimento precisam de ajuda: "Elas não podem ficar sozinhas".
Marcelo Moreira Neuman, coordenador do Crami (Centro Regional de Atenção contra o Maltrato Infantil), acrescenta que, para reduzir o crime, não basta policiamento, são necessárias também políticas públicas de atendimento à família.



Texto Anterior: Família: Meu Guri atua na integração de pais e filhos
Próximo Texto: Folha Trainee
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.