São Paulo, quinta, 10 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Qualificação é mais exigida


Maioria dos empresários prefere funcionários que, mesmo inexperientes, sejam tecnicamente preparados; empresas descartam captação no exterior para ampliar empregos


da Redação

Um dado revelador das novas exigências dos empregadores no país é a questão da qualificação. Quase três quartos dos entrevistados pelo Datafolha -74%- disseram preferir, num processo de seleção, funcionários menos experientes, porém mais qualificados tecnicamente. Apenas 8% defendem a contratação de gente com mais experiência e menos qualificação.
Outras estatísticas complementam esse quadro. Conforme dados do IBGE, nos três anos do Plano Real, o grupo que mais obteve postos de trabalho foi o das pessoas com até oito anos de escolaridade.
Captação no exterior
Apesar das supostas vantagens da captação de recursos no exterior -como os juros menores-, a grande maioria das empresas ouvidas pelo Datafolha (71%) descarta a possibilidade de ir buscá-los para oferecer mais empregos.
Os empresários, no entanto, contra-argumentam com a existência de projetos para a criação de novos postos de trabalho.
De acordo com o Datafolha, 45% das empresas afirmam desenvolver esses projetos -alta de oito pontos percentuais sobre 1996, quando responderam da mesma maneira 37% dos entrevistados. (RO)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.