São Paulo, domingo, 10 de agosto de 2008

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Projetos prevêem novas linhas sobre trilhos

EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O governo do Estado prevê "cortar" a zona sul por trilhos. Estão previstas -em alguns casos, já em obras- a ampliação de duas linhas de metrô e a construção de uma linha de VLT (veículo leve sobre trilhos) que atenderão praticamente a toda a região.
Com previsão para ser concluída no primeiro trimestre de 2010 está a extensão da linha 2-verde do metrô. Hoje, a linha começa na Vila Madalena, passa pela avenida Paulista e termina no Alto do Ipiranga.
Também estão em obras as estações Sacomã -com integração ao Expresso Tiradentes (antigo Fura-Fila)- e Tamanduateí -integrando com a linha de trens da CPTM-, além da estação Vila Prudente, na zona leste.
A linha 5-lilás, que está em obras na região de Santo Amaro, deverá chegar até o Campo Belo em 2010, segundo estimativa do governo do Estado. A linha hoje vai do Capão Redondo ao largo 13 de Maio, em Santo Amaro.
A previsão do governo do Estado é que até 2012 essa linha chegue à Chácara Klabin, na região da Vila Mariana, contando com as estações Ibirapuera, Moema, Hospital do Servidor e Vila Clementino.

"Bonde chique"
Já a linha do VLT -uma espécie de "bonde chique", segundo definição do secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella- ligará a estação São Judas do metrô à marginal Pinheiros passando pelo aeroporto de Congonhas, Jabaquara e praticamente toda a extensão da avenida Jornalista Roberto Marinho (antiga Águas Espraiadas).
A primeira etapa, que contará com financiamento da prefeitura, do governo do Estado e do Ministério da Defesa, ligará a estação São Judas ao aeroporto de Congonhas. Somente no aeroporto devem ser instaladas três estações -uma perto das empresas de táxi aéreo, outra no acesso dos funcionários e outra perto da entrada para embarque de passageiros.
O metrô, que vai administrar a linha, estima que essa primeira etapa esteja pronta já em 2010, permitindo que os passageiros cheguem ao aeroporto usando apenas o transporte sobre trilhos.
Até 2012, a intenção é que os dois principais aeroportos da região metropolitana -Congonhas e Cumbica, em Guarulhos- estejam ligados pelo sistema de trilhos.


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