São Paulo, quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Próximo Texto | Índice

EMPREENDEDOR SOCIAL

1.244 inscrições em 5 anos

Folha e Fundação Schwab certificaram 37 empreendedores sociais no Brasil

PATRÍCIA TRUDES DA VEIGA
EDITORA DOS PRÊMIOS EMPREENDEDOR SOCIAL E EMPREENDEDOR SOCIAL DE FUTURO

Depois de analisar 271 inscrições em cerca de 2.100 páginas de informações e avaliar 400 arquivos de documentos (balanços, demonstrativos de resultados, DVDs, estatutos, folhetos, manuais, organogramas e relatórios de auditoria) em outras 5.000 páginas, foram escolhidos 11 semifinalistas.
E aí foram 34 dias percorrendo 11.500 km de avião e 2.300 km por terra em 17 municípios de quatro Estados, gravando 160 horas de entrevistas com os empreendedores e suas equipes, além de apoiadores, beneficiários diretos e parceiros, para produzir 114 páginas de relatórios para o júri escolher, entre 10 finalistas, 2 vencedores.
E os eleitos são: Claudio e Suzana Padua, para Empreendedor Social, que se somam à seleta rede mundial de 165 "Empreendedores Sociais de Destaque" da Fundação Schwab, e David Daniel Hertz, que ganha o primeiro título de Empreendedor Social de Futuro.
Claudio e Suzana serão a quarta organização latino-americana socioambiental da Fundação Schwab e a primeira eleita em parceria com a Folha.
"Mesmo sendo a mudança climática uma ameaça tão crucial, não identificamos empreendedores sociais apresentando soluções inovadoras nessa esfera", afirma Mirjam Schoening, diretora sênior da Fundação Schwab.
A história desses empreendedores sociais e dos demais finalistas de 2009 -Cláudia Cotes, Erika Foureaux, Francisco Alemberg de Souza Lima, Luiz Geraldo de Oliveira Moura, Nicolau Priante Filho, Rodrigo Castro e Rosana Bianchini, para o Empreendedor Social, e Daniel Cywinski, para o Empreendedor Social de Futuro- são reveladas nesta edição.
Nestes cinco anos, foram 1.244 inscrições, mas só 39 empreendedores sociais foram certificados pela organização.
No Brasil, a Folha é parceira exclusiva da Fundação Schwab para a realização dos prêmios, que têm como apoiadores o Ceats-FIA, o Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, o UOL e a sitawi, com patrocínio da Caixa e da Nestlé.


CONHEÇA OS PROJETOS
dos vencedores e dos finalistas em www.uol.com.br/empreendedorsocial



Próximo Texto: Prêmio em retrospectiva: 4 vencedores já beneficiaram 290 mil pessoas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.