São Paulo, quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTRELA GUIA

EX-APRENDIZ VIRA FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA O PROJETO

DA REDAÇÃO

Todo chef tem seus segredos ao preparar o prato predileto. Na montagem da Gastromotiva, David Hertz faz questão de revelar o seu: a sous-chef Uridéia Andrade da Costa, 24.
Quando se conheceram, no projeto Cozinheiro Cidadão, em 2004, Uridéia só queria ter o que comer para não depender mais de sua mãe; David buscava a essência de sua vida.
Desde então, tornaram-se a inspiração mútua nos momentos saborosos e amargos que vivenciaram na Gastromotiva.
Superações não faltaram nessa parceria. Até se tornar coordenadora-executiva do Bufê Escola, Uridéia, que migrou para São Paulo do Rio Grande do Norte, passou fome, sofreu com o abandono do pai e a tensa relação com a mãe, tentou se matar três vezes.
"Com o David como meu mestre, percebi que a gente tinha tudo: a força de vontade e a garra necessárias para superar todas as dificuldades", ressalta.
Hoje confiante em seu talento, a sous-chef -que tem em seu currículo um discurso na sede da ONU, em Nova York, para personagens como o ex-secretário-geral Kofi Annan- ganha R$ 2.000 por mês com eventos e cursa gastronomia.
"Onde eu moro me chamam de "estrela". Meu maior presente é saber que as pessoas da minha comunidade me veem como exemplo", orgulha-se. "Quando vejo os novos aprendizes com aquele brilho no olhar e penso que posso con-tribuir para que ele aumente cada dia mais, fico fascinada."
(CÁSSIO AOQUI)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Claudio e Suzana Padua: Terreno fértil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.