São Paulo, terça, 11 de novembro de 1997. |
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ARTHUR PEREIRA FILHO
A General Motors/Chevrolet, segunda colocada, foi lembrada por 26%. Fiat, com 17%, e Ford, com 14%, aparecem a seguir. O modelo de automóvel mais lembrado também é da Volks. O Gol, carro mais vendido do país, foi citado por 11% dos entrevistados. Mas a maior surpresa foi o segundo modelo mais lembrado, também da Volkswagen: o Fusca, que deixou de ser produzido no ano passado, foi mencionado por 9%. O Fusca deixou para trás, por exemplo, o Corsa, carro mais vendido da GM, primeiro modelo que veio à cabeça de 5% dos ouvidos. "É a tradição", diz Luiz Muraca, gerente de marketing da Volkswagen. "Todo mundo já passou por um Fusca." Na opinião dele, "a força do nome Volkswagen não depende das ações da empresa durante o ano. O que vale é a imagem no longo prazo". A Volkswagen é líder de vendas no mercado de carros. Deve terminar 97 com 33,6% de participação. A Fiat, segunda colocada, deve fechar o ano com 29,3%.
Muraca avalia que em 97 a Volkswagen ligou definitivamente seu nome à construção de novas fábricas no país: inaugurou uma em São Carlos, no interior de São Paulo, e anunciou a construção de outra em São José dos Pinhais, no Paraná. "As campanhas de publicidade de varejo também foram um ponto forte do marketing da empresa." Texto Anterior | Próximo Texto | Índice |
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