São Paulo, domingo, 12 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Habilidade em desenho é polêmica

DA REPORTAGEM LOCAL

A questão da necessidade de ter habilidade para desenhar no exercício da arquitetura e do urbanismo gera controvérsia.
A grande maioria das instituições cobra em seus processos seletivos uma prova de habilidade específica na qual testa os candidatos. Mas o recém-criado curso de arquitetura e urbanismo da Unesp de Presidente Prudente é contra a exigência do exame.
O coordenador do curso, Everaldo Melazzo, argumenta que uma prova que consiste apenas em desenho não mede as habilidades necessárias para formar um arquiteto urbanista hoje em dia.
Para Samuel Kruchin, no entanto, a necessidade de saber desenhar pode ser driblada durante o exercício da profissão, mas, na faculdade, o aluno será testado e terá de fazer projetos para ser aprovado. "O projeto é a realidade abstrata que se concretiza por meio do desenho. Ao mesmo tempo, ter habilidade para desenhar não significa ter habilidade para conceber espaços."
O arquiteto diz acreditar, porém, que mesmo quem não tem um traço perfeito pode desenvolver essa habilidade durante o curso. "Acho que o importante não é saber desenhar com perfeição, mas gostar de desenho e ter vontade de querer aprender mais, de melhorar o traço sempre. Um bom desenhista não necessariamente é um bom arquiteto, mas um bom arquiteto tem de saber desenhar." (MS)


Texto Anterior: Arquitetura: Conhecimento técnico e criatividade são as matérias-primas para a concepção de espaços
Próximo Texto: Terapia ocupacional: Desenho e teatro se transformam em instrumentos para auxiliar na inserção social
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.