São Paulo, Domingo, 14 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Galo da Madrugada troca veludo por plástico e reúne 1 milhão

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

Cerca de 1 milhão de pessoas participaram ontem em Recife do 22º desfile do Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo, segundo o Guinness Book, o livro dos recordes. A estimativa é dos organizadores.
O evento, que marca a abertura oficial da folia na cidade, foi animado por 30 trios elétricos instruídos a tocar apenas ritmos pernambucanos, como o frevo.
A novidade este ano foi a troca das fantasias dos integrantes do bloco. O tradicional veludo foi substituído pelo plástico e por tecidos sintéticos para se adequar ao tema do desfile, "Novo Milenium".
Passistas de frevo e caboclos do maracatu em versões futuristas foram as atrações nos três carros alegóricos que acompanharam o bloco nas ruas centrais da cidade, ao lado de 36 bonecos gigantes.
Sem cordões de isolamento -característica do Carnaval pernambucano-, os foliões, fantasiados até de notas de real, se aglomeraram nos quatro quilômetros do percurso oficial.
O fluxo de pessoas era tão grande que, enquanto o carro abre-alas passava na apoteose, muitos ainda não haviam sequer deixado a concentração.
Mais de 1.500 policiais militares foram mobilizados para acompanhar a multidão.
O ex-ministro do Meio Ambiente Gustavo Krause foi quem deu início à abertura oficial do desfile, com a queima de 50 baterias de fogos de artifício.
Krause compareceu à festa este ano vestido de índio, com cocar, túnica e o rosto pintado de branco e vermelho. O ministro do Esporte e Turismo, Rafael Grecca, acompanhou o evento.
A programação oficial da festa em Recife prossegue até a terça-feira, com shows e desfiles no centro da cidade e nos bairros do Recife Antigo e do Pina.


Texto Anterior: Marcelo Rossi, Rui Barbosa e Lima Sobrinho marcam 1º dia
Próximo Texto: "Sambo diferente, rebolando o quadril", diz morena
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.