São Paulo, sábado, 16 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRONOLOGIA

12/12/1915 - Francis Albert Sinatra, filho único de Dolly e Martin Sinatra, nasce em Hoboken, Nova Jersey (EUA).
1939 - Casa-se com Nancy Barbato (com quem tem seus três filhos -Nancy, Frank Jr. e Cristina) e canta de graça no programa de rádio "Dance Parade", no qual é ouvido por Harry James, que o contrata como vocalista de sua banda. "All or Nothing at All" sai em julho e vende 8.000 cópias, chegando ao primeiro lugar das paradas de sucesso quando relançada em 1943.
1941 - É eleito o vocalista de banda mais popular do país pela revista "Billboard". Desbanca Bing Crosby do topo da lista dos melhores cantores da "Down Beat".
1943 - Faz uma temporada de quatro semanas no teatro Paramount, de Nova York. As fãs, histéricas, não o deixam sair à rua. Assina contrato com o programa de rádio "Hit Parade" e com os estúdios da Metro.
1949 - Começa o declínio de sua popularidade (quinto lugar na "Down Beat") e queda na venda de discos.
1950 - Nancy aceita a separação, mas se recusa a conceder o divórcio. Seu primeiro programa de TV, "The Frank Sinatra Show", fracassa. O Comitê do Senado para investigar atividades do crime organizado convoca o cantor para um depoimento sobre sua possível ligação com chefões da Máfia.
1951 - Nancy concede o divórcio. Sinatra tenta o suicídio após uma briga com Ava Gardner, com quem se casaria mais tarde.
1952 - O declínio continua. A Columbia se recusa a renovar seu contrato. Sinatra aceita atuar em "A Um Passo da Eternidade" por US$ 1.000 semanais.
1953 - Fracassa excursão à Europa. Assina contrato com nova gravadora, a Capitol. Tenta o suicídio novamente depois de outra briga com a atriz. Separa-se de Ava.
1954 - Recebe o Oscar de melhor ator coadjuvante por "A Um Passo da Eternidade". A gravação de "Young at Heart" e o álbum "Swing Easy" o levam de volta ao primeiro lugar da "Down Beat". Sua carreira cinematográfica renasce - seis filmes em dois anos.
1963 - Seu filho, Frank Sinatra Jr., é sequestrado na Califórnia. Ele paga o resgate, mas parte do dinheiro é recuperada pela polícia.
1966 - Casa-se com a atriz Mia Farrow.
1967 - "Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim" é gravado.
1968 - Divorcia-se de Mia Farrow.
1974 - Volta ao show business com um espetáculo no Madison Square Garden.
1976 - Casa-se com Barbara Marx.
1979 - Volta a gravar. "New York, New York" é um sucesso.
1980 - Se apresenta pela primeira vez no país -seis shows no Rio.
1981- Faz shows em São Paulo.
1990 - É diagnosticada uma microangiopatia no cérebro, que reflete em perda de memória, vertigens e períodos de confusão.
1993 - Grava "Duets", que vende 15 milhões de cópias.
1994 - Desmaia durante um show e diz que foi em função do calor excessivo.
1995 - No meio de um show em Las Vegas, fica tonto e sai de cena mais cedo. Começam as suspeitas de que sofria do mal de Alzheimer.
1996 - É internado. Sua filha mais velha confirma pneumonia.
1997 - Sofre um infarto e fica no hospital Cedars Sinai por oito dias. Sua família briga por um patrimônio estimado em US$ 200 milhões.
1998 - É internado para exames de rotina, segundo sua assessoria.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.