São Paulo, domingo, 17 de junho de 2007

Texto Anterior | Índice

Mapa do esporte

Distribuição das instalações públicas pelas regiões do país revela desigualdades e carências que atravancam o desenvolvimento esportivo

DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil é um país que (só) joga bola. Estádios ou ginásios são abundantes nos municípios do país. Os outros tipos de instalações, artigo raro.
Em 2003, enquanto 54,2% dos municípios brasileiros tinham ginásios e 27,7% abrigavam estádios de futebol, os complexos aquáticos apareciam em 1,1% das localidades.
Os dados foram levantados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e tratam de equipamentos nas mãos de municípios e Estados.
A maior parte das instalações esportivas está concentrada nas regiões Sudeste e Sul _68,3% dos ginásios_, que também abrigam a maior parte da delegação que disputará os Jogos Pan-Americanos do Rio.
Começar a vida esportiva nas escolas também é tarefa árdua. Segundo o IBGE, 88% das escolas públicas municipais não tinham instalações esportivas em 2003. Na área rural, o número era ainda mais preocupante _apenas 2,5% tinham.
No Sul, 27,9% das escolas tinham áreas para a prática de esporte em suas escolas. O Sudeste apresentava 26,5%. A pior situação estava nos municípios do Nordeste: 4,4%.


Texto Anterior: Artigo: Patrocínio esportivo, muito a explorar, muito por fazer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.