São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

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As marcas se estapeiam pela cantora

VIVIAN WHITEMAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Desde os primórdios de sua carreira, Madonna compreendeu as sutilezas da relação que existe entre um artista e sua imagem pública. E graças a essa percepção, domesticou os gigantes da moda antes que eles pudessem manipulá-la como um dos manequins vivos exibidos na grande vitrine das celebridades.
O circuito fashion costuma colocar Madonna no rol dos top divulgadores de tendências. É muito pouco.
Afinal, quem criou os famosos espartilhos com bojos de cones, que apontavam para os olhos do público na turnê "Blond Ambition" (1990)?
Jean-Paul Gaultier, que os desenhou, ou Madonna, que emprestou a ele as formas de seu corpo e os modos de uma de suas muitas personagens? Seria justo dizer que, no mínimo, os dois têm status de criadores nessa história.
A popstar é muito copiada, tudo o que veste vira moda. Porém, não é uma Barbie que levanta os bracinhos e aceita ser vestida com o que mais convém ao mercado.
Ela tem voz ativa em todos os seus trabalhos, até em campanhas que estrela para grandes grifes, como a Dolce & Gabbana. Madonna não precisa de nenhuma marca, são as marcas que se estapeiam por ela.
As personagens de Madonna tomam posse de clichês da feminilidade ou partem de experiências pessoais.
A cantora já bancou a "bombshell", a noivinha de "Like a Virgin", a perua caça-dotes de "Material Girl", a dominatrix de "Erotica", a rainha clubber etc. Grávida de Lourdes Maria, deixou crescer os cabelos e diminuiu a maquiagem.
Depois, durante seu casamento com o cineasta britânico Guy Ritchie, encarnou a "dama" inglesa, a guerreira de kilt e até uma heroína tipo James Bond.
E qual dessas mulheres é a "verdadeira" Madonna? Todas elas e nenhuma delas.


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