São Paulo, Quinta-feira, 18 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os três melhores dos ano s 90

CENTRAL DO BRASIL
Produzido em 98, o filme preferido pelos críticos já acumula 33 prêmios internacionais. Vencedor dos Ursos de melhor filme e atriz no Festival de Berlim, o terceiro longa-metragem de Walter Salles concorre a dois Oscar no próximo domingo e aposta numa temática humanista. Conta a história de Dora (Fernanda Montenegro), "escrevedora" de cartas que viaja pelo Brasil em busca do pai do menino Josué (Vinicius de Oliveira).

ALMA CORSÁRIA
Com uma estrutura narrativa livre, o 11º filme de Carlos Reichenbach narra a história de dois amigos (Bertrand Duarte e Emilio di Biasi) encurralados entre o sonho dos anos 50 e a decepção política dos anos 60. O diretor rende homenagens aos cineastas e escritores que marcaram sua carreira. Produzido em 93, venceu cinco prêmios no Festival de Brasília do mesmo ano: filme, direção, roteiro, montagem e prêmio da crítica.

UM CÉU DE ESTRELAS
Empatada em segundo lugar com "Alma Corsária", a estréia em longa-metragem da diretora Tata Amaral em 1996 aborda o cotidiano violento das grandes metrópoles por meio do duelo físico e psicológico entre um metalúrgico desempregado (Paulo Vespúcio Garcia) e sua ex-noiva manicure (Leona Cavalli), em um ambiente doméstico e claustrofóbico. Premiado nos festivais de Brasília, Havana, Boston e Biarritz (França).


Texto Anterior: Os dez melhores filmes de todos os tempos
Próximo Texto: Locadoras têm poucos títulos da lista
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.