São Paulo, sexta-feira, 18 de junho de 2004

Próximo Texto | Índice

MELHORES

Datafolha entrevista 1.204 moradores e elege a construtora, a imobiliária e a incorporadora de 2004

Fernandez Mera e Inpar levam pela 3ª vez o Grande Prêmio

Fernando Moraes/Folha Imagem
Profissionais analisam planta de empreendimento residencial da Inpar


PATRÍCIA TRUDES DA VEIGA*
EDITORA DE SUPLEMENTOS

A Inpar foi a grande vencedora do Prêmio Folha Qualidade Imobiliária 2004. Sob o comando do engenheiro Marco Parizotto, 39, ela conseguiu um feito inédito: conquistar o Grande Prêmio nas categorias "melhor construtora" e "melhor incorporadora". A Fernandez Mera levou, pela terceira vez, o título de "melhor imobiliária".
O Prêmio Folha Qualidade Imobiliária é o único do mercado no qual são os compradores que escolhem as melhores empresas do setor. Para eleger a construtora, a imobiliária e a incorporadora de 2004, o Datafolha entrevistou 1.204 moradores de apartamentos lançados a partir de 1997 e entregues entre novembro de 2000 e outubro de 2003, na cidade de São Paulo, pelas seis maiores empresas.
"O testemunho do morador é valioso para os premiados", avalia Eduardo Zaidan, 52, vice-presidente do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo). "Se é o comprador quem dá a nota, não há o que questionar", justifica.
Para chegar ao ranking das maiores, o Datafolha analisou 1.672 empreendimentos (lançados e entregues) de 794 incorporadoras, 637 construtoras e 347 imobiliárias, tendo como base dados do próprio instituto de pesquisas da Folha, da Amaral d'Ávila Engenharia de Avaliações, de registros de lançamentos na prefeitura e de publicidade veiculada.

Nota 8
Com média final de 8,68 (8,74 para a imobiliária e 8,62 para os corretores), a Fernandez Mera conquistou, pela terceira vez, o título de "melhor imobiliária". Sua performance foi superior à do ano passado, quando recebeu 8,35 (8,02 e 8,69, respectivamente). O pódio foi dividido com Coelho da Fonseca (segundo lugar) e Lopes (terceiro lugar). Concorreram, ainda, Itaplan (quarto), Abyara (quinto) e Triumpho (sexto).
Também tricampeã, a Inpar foi eleita a "melhor incorporadora", com média final de 8,11 (8,08 para a incorporadora; 8,12, para a construtora-parceira; 8,22, para a imobiliária-parceira; e 8, para as áreas externa e interna) -em 2003, ela recebeu 7,92. Cyrela (segundo lugar), Gafisa (terceiro), Rossi (quarto), Kallas (quinto) e Tenda (sexto) ficaram com as demais colocações neste ano.
Pela primeira vez, a Inpar foi eleita a "melhor construtora", com média final de 8,07 (8,13 para a construtora e 8 para as áreas externa e interna) -em 2003, a Tecnisa venceu, e, em 2002, a Company. Seguiram ela, em 2004, Tecnisa (segundo lugar), Cyrela (terceiro), Gafisa (quarto), Company (quinto) e Rossi (sexto).
"As empresas que concorrerem ao Grande Prêmio já são uma grife no mercado", lembra João Freire d'Ávila Neto, 46, sócio-diretor da consultoria Amaral d'Ávila. "Partem do princípio básico de qualidade, que é promover a satisfação de seus clientes, atendendo necessidades e expectativas."

Evolução
Para Sérgio Ferrador, 50, membro nato do conselho consultivo do Secovi (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo), houve "uma evolução" no terceiro ano do Prêmio Folha Qualidade Imobiliária. "Todos querem participar, tem credibilidade."
Em 2004, ainda não houve amostra estatística confiável (402 e 197 empreendimentos, respectivamente) para estender o Grande Prêmio para as categorias residenciais horizontais (condomínios de casas) e comerciais (flats, hotéis e salas comerciais).

*Colaborou ELENITA FOGAÇA, free-lance para a Folha

Próximo Texto: Qualidade de vida é desafio, diz Inpar
Índice


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.