São Paulo, quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Barretos 2011

Arena promete ter um embate acirrado

Sem apresentação de atrações internacionais, evento conta com sertanejo universitário e mais de cem shows

MARCELO TOLEDO
EDITOR-ASSISTENTE DA FOLHA RIBEIRÃO

Ela volta os olhos de vez ao sertanejo universitário, deixa de lado os shows internacionais e, na arena, sedia um dos embates mais acirrados já vistos entre touros e homens.
A 56ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que começa hoje, prevê receber entre 900 mil e 1 milhão de visitantes. Para isso, investiu cerca de R$ 17 milhões em shows e estrutura, com perspectiva de faturar R$ 23 milhões.
Com mais de cem shows, deve consagrar de vez o novo sertanejo, difundido por nomes como Paula Fernandes, Fernando e Sorocaba, Jorge e Mateus e Luan Santana, que estarão no palco principal.
Shows ocorrerão em cinco palcos do Parque do Peão, recinto de 2 milhões de metros quadrados com estádio projetado por Oscar Niemeyer.
Eles ocuparão a lacuna na grade de um show internacional, ausente neste ano. Após ficar oito anos sem artistas estrangeiros, a festa teve no ano passado apresentação de Mariah Carey.
Mas ela atraiu só 28 mil pessoas, metade do previsto. O fato, aliado à concorrência dos festivais Rock in Rio e SWU, tirou desta edição uma atração internacional, segundo o presidente de Os Independentes, Marcos Murta.
O mesmo local, que comporta 55 mil pessoas e é alvo de monitoramento da Promotoria por causa da superlotação no último sábado de 2010, vai abrigar as montarias em touro, criados a partir de cruzamentos genéticos, o que permite serem ágeis e, também, fortes, com peso superior a uma tonelada.
Eles enfrentarão peões que têm se tornado verdadeiros atletas, com treinamento de academia e psicológico.
Se conseguirem parar os oito segundos necessários nos touros, podem até virar milionários em uma edição.
Como em anos anteriores, entidades de proteção animal estarão presentes, "vigiando" o que ocorre. A festa diz não existir maus-tratos.


Próximo Texto: Genética cria supertouro para arenas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.