São Paulo, domingo, 18 de outubro de 2009 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
OBJETIVO PROFISSIONAL Ex-alunos aprimoram o desempenho Aprendizado de gestão melhora a elaboração de estratégias e a entrega de resultados, aponta pesquisa do Datafolha
RENATA DE GÁSPARI VALDEJÃO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA A motivação para se inscrever em um MBA é coerente com a proposta do curso: especializar-se em gestão foi o principal objetivo de 43% dos entrevistados pelo Datafolha. "A graduação em administração dá embasamento para começar a trabalhar, mas, no MBA, olha-se para a gestão de forma mais holística e integrada, com professores mais experientes no mercado", diz Irene Azevedo, consultora da DBM. Após o curso, é alta a aprovação ao conhecimento de gestão adquirido: 87% dos ex-alunos abordados ficaram satisfeitos ou muito satisfeitos. Para outros 10%, a motivação para voltar às aulas foi se manter atualizado devido a exigências do mercado. "Tem gente que vê um balanço pela primeira vez no MBA", conta Azevedo. O aprendizado vai além dos números. Faz parte do currículo aprender a criar um ambiente motivador na empresa e discutir valores para construir. "Qualquer líder precisa dar um norte à equipe, e elaborar estratégias é indispensável para isso", avalia Azevedo. Segundo o Datafolha, 84% dos ex-alunos se contentaram com a melhora na criação de estratégias. "Ganhei visão para planejar o futuro", conta Carmen Pecora das Neves, 44, que fez MBA na FIA (Fundação Instituto de Administração). Ela coordena 13 funcionários e diz que o curso a ajudou a observar em que ponto da carreira cada profissional está e como planejar atividades com o grupo. Acelerar a carreira Capacitar-se em gestão não é o único ganho de quem faz MBA, segundo Paulo Mattos de Lemos, superintendente da FGV-SP (Fundação Getulio Vargas) para cursos de educação continuada em São Paulo. "Ele é destinado ao executivo em meio de carreira, que está em uma área ou migrando para outra", diz. Por isso, considera muito importantes disciplinas ligadas a áreas específicas. "O papel do MBA é acelerar a carreira ou permitir que o executivo mude de direção", completa. Essa valorização também está nos planos dos alunos -17% disseram ao Datafolha que esperam poder disputar cargos melhores após fazer o MBA. Um trunfo para isso, comenta Lemos, é ser competente para gerir projetos. "As empresas estão formando "clusters" [grupos] para trabalhar em projetos. Algumas não compram mais a tinta, e sim a pintura." Dos ex-alunos questionados pelo Datafolha, 77% aprovaram a melhoria na execução de projetos após a especialização. Também é preciso ter ampla visão do negócio e do mercado. "Isso auxilia nas análises e na tomada de decisão", comenta Silvia Toma, gerente-geral de marketing da Bombril. Texto Anterior: Guia do MBA Profissional sai satisfeito do curso Próximo Texto: Bióloga de olho na área de gestão Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |