São Paulo, domingo, 19 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECONÔMIA

Recessão assola país e produz desemprego

Os brasileiros que migraram para o Japão na pujante década de 80 e seguiram por lá hoje encaram o desemprego, o subemprego e até a criminalidade.
O arquipélago atravessa uma crise há dez anos, mergulhando a segunda mais poderosa economia do mundo em uma recessão, que consumiu US$ 100 bilhões em mais de dez planos de estímulo econômico frustrados desde 1992.
Os problemas econômicos foram evidenciados pela explosão da bolha especulativa no início dos anos 90, que, entre outras coisas, fez com que os ativos imobiliários valessem hoje um terço do que valiam em 1991.
Parte da culpa dessa situação se deve à desaceleração do crescimento global, que atinge as exportações japonesas. Por outro lado, o déficit público (130% do total de riquezas produzidas -de cerca de US$ 4,8 trilhões-, o mais alto entre os países desenvolvidos) mina a capacidade estatal de dinamizar a economia.



Texto Anterior: Política: Partido eterno troca de premiê quase todo ano
Próximo Texto: Religião: Crença nativa ainda supera fé importada
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.