São Paulo, domingo, 19 de junho de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

155 anos

Uso do aquífero pode durar só 50 anos

Afirmação é de especialista que vê superexploração do Guarani na cidade e falta de ações efetivas de proteção

Superintendente do Daerp nega existência do problema e defende que o uso do manancial seja apenas doméstico

GABRIELA YAMADA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE RIBEIRÃO PRETO


A falta de ações efetivas para evitar a atual superexploração do aquífero Guarani -única fonte de abastecimento de Ribeirão- pode tornar o uso da água do manancial inviável dentro de meio século na cidade.
Para o engenheiro químico Paulo Finotti, presidente da Soderma (Sociedade de Defesa Regional do Meio Ambiente) e vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, o grande problema está na falta de mata ciliar.
Ele afirma, porém, que o uso excessivo de agrotóxicos nas plantações e os loteamentos feitos antes de estudos sobre a área de recarga do aquífero, na zona leste, que impermeabilizam o solo, também são prejudiciais.
O consumo, segundo ele, é 13 vezes maior que a recarga, de acordo com estudos do Projeto Aquífero Guarani.
Anualmente, são retirados 57,6 bilhões de litros de água do aquífero na cidade, e a perda do Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão) chega a 60%, segundo Finotti -a autarquia, no entanto, estima em 40%.
Análise do geógrafo Maurício Moreira Santos, professor da Universidade Federal do Maranhão, diz que há uma dificuldade para a recarga do aquífero na cidade: a chuva que cai na zona leste demora até um dia para percorrer um centímetro em direção ao manancial.
O superintendente do Daerp, Joaquim Ignácio da Costa Neto, diz, porém, que não existe superexploração.
Segundo ele, que defende que o uso do manancial seja exclusivamente doméstico, há 103 poços artesianos do Daerp, contra os 400 particulares, que são liberados pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica). Do total dos particulares, pelo menos metade é clandestino.


Próximo Texto: Análise: Ações de proteção não estão acompanhando a exploração
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.