São Paulo, domingo, 19 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Prefeitura faz estudo para ter índice mais atual de medição

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE RIBEIRÃO PRETO


A Secretaria Municipal do Meio Ambiente não sabe informar a proporção atual de área verde por habitante existente em Ribeirão.
Em nota enviada à reportagem por e-mail e assinada pela secretária Mariel Silvestre, a pasta diz realizar um levantamento específico que vai demorar mais cinco meses para ser concluído.
No levantamento, técnicos da secretaria estão incluindo árvores em calçadas e canteiros centrais e áreas verdes de novos loteamentos, que anteriormente estavam compreendidas na zona de expansão urbana, em propriedades rurais.
"Mas agora, com a aprovação dos loteamentos, passaram a fazer parte das áreas verdes públicas urbanas", afirmou a secretária.
Ainda segundo a pasta, o último levantamento sobre a área verde de Ribeirão, de setembro do ano passado, contava com o Censo anterior do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O estudo atual poderá alterar a proporção de verde por habitante por ter havido aumento na população.
Em 2010, a pasta informou ao Programa Município Verde, do governo estadual, que a cidade possui 27 m2 de área verde por habitante.
Segundo o Ministério Público em Ribeirão, o programa destina mais verbas às cidades que possuem mais áreas verdes. Isso criou, de acordo com a Promotoria, um "exercício de maquiagem" nos municípios.
Em Ribeirão, por exemplo, áreas pertencentes ao Estado foram contabilizadas, como o campus da USP e a Mata de Santa Tereza.
Para aumentar o índice de arborização, a Secretaria do Meio Ambiente informou ainda que implantou, em setembro do ano passado, o programa Vamos Arborizar Ribeirão.
O projeto, que visa arborizar e revitalizar áreas verdes públicas, já plantou mais de 3.500 mudas nativas na cidade. (GY)


Texto Anterior: Ribeirão ainda busca ampliar sua área verde
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.