São Paulo, domingo, 19 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

155 anos

Acervo Folha narra a história de Ribeirão

Cidade está nas páginas dos jornais do Grupo Folha desde a década de 1920

Edições do caderno Folha Ribeirão também podem ser consultadas no site desde a primeira edição, de 1990

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE RIBEIRÃO PRETO


Falta de água, instalação de grandes empresas, crimes passionais. Esses são alguns dos assuntos de Ribeirão que fazem parte do Acervo Folha (acervo.folha.com.br).
O site oferece ao internauta um breve passeio ao passado da cidade por meio dos jornais Folha da Manhã e Folha da Noite, que deram origem à Folha de S.Paulo.
Desde a década de 1920 -o primeiro jornal do grupo, Folha da Noite, foi criado em 1921-, há reportagens sobre Ribeirão.
Um problema que hoje ainda atormenta moradores de diferentes bairros, a falta de água, foi tema de uma matéria publicada na Folha da Manhã em 1933.
"[O problema] não foi resolvido porque uma questão como essa não pode ser resolvida de um momento para o outro", dizia um trecho.
A matéria apontava que o então prefeito, Ricardo Guimarães Sobrinho, reconheceu que a falta de água era uma das questões mais urgentes a serem solucionadas.
Já a instalação da Cia. Antarctica Paulista na cidade, em janeiro de 1950, também foi destaque no jornal Folha da Manhã.
Uma extensa reportagem trouxe detalhes sobre a inauguração da fábrica, bem como anunciava o primeiro impulso econômico para o setor industrial na cidade.
Em 1990, Ribeirão passou a contar com um caderno regional -o SP Nordeste, chamado posteriormente de Folha Nordeste. Uma equipe de jornalistas passou a trabalhar na cidade.
Em 1995, o caderno mudou de nome e passou a se chamar Folha Ribeirão.
A matéria de capa apontava um problema típico da época: a existência de linhas telefônicas vendidas no mercado paralelo.
Sete anos depois, um crime que ainda está na Justiça e que marcou a história da cidade foi parar no jornal: o usineiro Marcelo Cury, após briga em bar, matou uma pessoa e feriu outras duas.
Os defensores do usineiro sempre alegaram que Cury agiu em legítima defesa.
Por fim, um marco para Ribeirão: pela primeira vez, uma mulher vence as eleições municipais para a prefeitura da cidade. Em 2008, Dárcy Vera (DEM) quebrou a hegemonia de PSDB e PT, que se alternavam no poder desde 1992. (GABRIELA YAMADA)


Texto Anterior: Após 26 anos, cidade terá Come-Fogo na 1ª
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.