São Paulo, segunda-feira, 19 de julho de 2010

Próximo Texto | Índice

Só pública que seleciona aluno lidera Enem

MEC divulga desempenho dos colégios de ensino médio no país; entre melhores, apenas 8% são da rede oficial

Para particulares, exame é a única prova nacional; Colégio Vértice (SP) assume o primeiro lugar do país

ANGELA PINHO
DE BRASÍLIA
ANTÔNIO GOIS
DO RIO
FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO

Para ser escola pública top no país, precisa fazer seleção de alunos e contar com condições raras no restante da rede, como professores com pós-graduação e aulas práticas. Também deve estar ligada a instituição de ensino técnico ou universidade.
O panorama será mostrado hoje pelo governo federal, com a divulgação das notas por escola no Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio).
Para educadores, as exceções do sistema público podem mostrar formas de melhorar o restante da rede oficial, que teve resultados inferiores aos da particular, mais uma vez.
Entre os 10% mais bem classificados (1.793), só 8% dos colégios são públicos, percentual igual ao do Enem anterior. Alteração do currículo e ampliação da jornada, dizem os pesquisadores, são iniciativas das tops públicas que poderiam ser replicadas.
Para a rede particular, o Enem é a única avaliação nacional que engloba todas as escolas. O colégio Vértice (SP) obteve a melhor posição do país.
A maior abstenção de alunos na história da prova do Enem pode ter interferido no resultado final das escolas.


Próximo Texto: As melhores públicas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.