São Paulo, segunda-feira, 19 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colégio estadual atrai alunos da rede particular

CRISTINA MORENO DE CASTRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Até alunos vindos de colégios particulares da região tentam vaga na Escola Estadual Prof. José Monteiro Boanova, no Alto da Lapa (zona oeste), a melhor estadual da cidade de São Paulo, sem contar as técnicas e de aplicação. No ranking de todas do município, está em 202º.
A diretora Marili Vieira diz que aceita todo mundo -embora quem venha de outras escolas públicas tenha prioridade- até que o limite de 40 vagas por sala de aula seja preenchido. A escola tem cerca de 800 estudantes.
Para ela, o diferencial dessa escola da década de 30 é o quadro de professores -80% efetivos (em toda a rede estadual, praticamente metade é de professores temporários), muitos dos quais há dez anos ali. Dos 50 professores da escola, cerca de 30 dão aula exclusivamente lá.
As turmas costumam se manter as mesmas desde o 6º ano do ensino fundamental e os alunos costumam ficar até o vestibular. "A professora conhece o aluno desde o 6º ano. Quando chega ao último ano do ensino médio, existe uma boa relação entre os dois, que garante uma continuidade no aprendizado", diz Marili.
Ela também elogia os alunos, que vêm, principalmente, de bairros mais distantes da região, como Jaguaré e Pirituba, e até de Osasco, município vizinho. "São bons, interessados". Graças a esse interesse, ela diz que o fato de sempre ocorrer alguma adesão dos professores do colégio quando há greve "só prejudica um pouco".
Os alunos de 3º ano têm aulas das 7h às 12h20 e alguns participam voluntariamente de grupos de estudos durante a tarde. Segundo a diretora, um terço dos alunos entrou em universidades públicas em 2009.
Problemas estruturais do prédio foram os únicos apontados pela diretora. A escola tem laboratório de informática e de biologia, além de sala de vídeo e uma biblioteca.


Texto Anterior: Melhor pública de SP está em expansão
Próximo Texto: As melhores particulares
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.