|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
ANÁLISE
"Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve"
MARIO SERGIO CORTELLA
ESPECIAL PARA A FOLHA
Para quem pode escolher,
uma encrenca, e, acima de
tudo, uma rima e trocadilho pobre: a escolha da escola.
Se distrair, pode ser a escolha
da escória, a escolha da esbórnia, a escolha da esfola, a
escolha da corriola e, até, a
escolha da ampola (que não
é rima boa e nem solução).
Ou, quem sabe, a escolha
da sapiência, a escolha da
excelência, da competência,
da congruência, a escolha da
decência. Qual delas? Escola
carola? Escola gabola? Escola gaiola? Escola degola? Escola cartola?
Critérios? Nenhum basta
por si. Não é suficiente nem o
que leva em conta o número
de aprovados no arcaico vestibular (uma mera corrida
com barreiras, enquanto que
vida é maratona, que exige
ritmo e persistência, para
além do preparo imediato); também não vale apegar-se
somente aos indicadores oficiais de avaliação, pois há escolas que "treinam" discentes exatamente para fazer
aquele tipo de exame.
O que vale, e muito? Conversar com outros pais que já
passaram por esta fase de escolha; dialogar com crianças
e jovens que vivenciam aquele lugar; visitar locais durante as aulas (pois a vida escolar pulsa com alunos presentes), passear pelo pátio, sala
dos docentes (é alegre, enfeitada, tem mural com avisos
inclusive do sindicato?), banheiros (lendo atrás das portas para ver se são só palavrões hormonais), laboratórios, biblioteca (com livros
em ordem, mas sem estarem
imóveis, como se fossem inanimados?), verificar o plano
pedagógico e, sem dúvida,
custo (nada é caro se vale o
retorno oferecido).
O melhor? Lembrar do Gato no País das Maravilhas:
quando Alice pede a ele ajuda, querendo saber para onde ia aquela estrada na qual
estava, a réplica feliniana
traz a pergunta mais funda a
fazer diante de uma escolha:
Para onde você quer ir? A menina, desolada, diz não saber, pois estava perdida. O
gato fulminou: para quem
não sabe aonde vai, qualquer
caminho serve...
MARIO SERGIO CORTELLA, professor-titular da Pós-Graduação em Educação da
PUC-SP; foi secretário municipal de
Educação de São Paulo
Texto Anterior: Análise: Ranking baseado no Enem: informações e limitações Próximo Texto: Melhores escolas por região Índice
|