São Paulo, quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Niemeyer diz "lamentar" interferência no projeto

Estádio foi criado como polivalente, servindo a esporte, música e rodeio

DO ENVIADO A BARRETOS

O arquiteto Oscar Niemeyer, criador do projeto do Parque do Peão de Barretos, que neste ano celebra seu jubileu de prata, afirmou lamentar a descaracterização do projeto original do estádio de rodeios, devido às obras em dois camarotes.
Niemeyer afirmou ter tomado conhecimento da alteração em seu projeto feito para a festa de Barretos por meio da reportagem e disse que apoiará a correção do que estiver errado.
"Trata-se de um trabalho que realizei com muito carinho para atender a amigos. É claro que lamento o que ocorreu e irei apoiar toda iniciativa no sentido de corrigir os desacertos e resguardar as características originais da obra", afirmou o arquiteto à Folha, por e-mail.
A intenção de Niemeyer, ao desenvolver o projeto do Parque do Peão, foi criar um estádio de múltiplas utilidades, de acordo com croqui produzido em março de 85 e que foi utilizado em convites enviados pela organização do evento para a festa daquele ano.
"Nossa ideia foi criar um estádio [...] servindo ao esporte, à música, às grandes festas populares e ao rodeio de forma perfeita. Será um estádio e ao mesmo tempo um grande anfiteatro. É, sem dúvida, diferente de todos os outros construídos neste país", escreveu o arquiteto no documento.
Por causa desse projeto, o ex-presidente de Os Independentes Mussa Calil Neto, atualmente vice-prefeito e secretário da Saúde de Barretos, afirmou que a mudança do acanhado recinto Paulo de Lima Corrêa para o Parque do Peão fez com que ele fosse chamado de louco por jornais da cidade e integrantes do clube.
De acordo com ele, só "meia dúzia" dos 54 sócios estava ao seu lado.
"Contatamos arquitetos, mas eles não acreditavam na ideia. Cobrei um deles, que me disse: "Quer melhor? Procure o Niemeyer". Isso acendeu uma luz e liguei para ele. Deu certo."
(MARCELO TOLEDO)


Texto Anterior: Presidente diz que falta verba para bancar a remodelação
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.