São Paulo, segunda-feira, 20 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Segundo o Datafolha, pela 1ª vez, mais de 70% do eleitorado de Serra, Marta e Maluf afirma não mudar de voto

Fidelidade a candidatos reforça estabilização

PEDRO DIAS LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

Pela primeira vez desde o início da campanha, mais de 70% dos eleitores tanto de José Serra (PSDB) como de Marta Suplicy (PT) afirmam estar totalmente decididos de seus votos.
A duas semanas da eleição, o tucano rompeu pela primeira vez a barreira dos 70%. Tem 71% de seus eleitores com certeza absoluta de que ele é o escolhido. Entre os que votam em Marta, 76% têm certeza da decisão. Eram 77% na pesquisa anterior, realizada uma semana antes.
Em mais um indício de que o cenário eleitoral está cada vez menos propenso a mudanças, estabilizado, o grau de certeza do voto aumentou mesmo entre os eleitores de Paulo Maluf (PP), que enfrenta seu pior momento nas pesquisas nas últimas eleições.
Há quatro anos, o ex-prefeito disputou o segundo turno. Hoje, está praticamente fora. Ainda assim, 75% dos eleitores malufistas não cogitam mudar de voto.

Estratégia em xeque
Mesmo com os ataques que Paulo Maluf (PP) e Luiza Erundina (PSB) têm feito a Serra, a maioria de seus eleitores ainda vota no tucano em um eventual segundo turno contra Marta.
A semana que passou foi marcada por idas e vindas da prefeita em relação ao apoio malufista. Primeiro, disse que não o queria em seu palanque. Depois, deu a entender que admitiria seu apoio. Por fim, voltou a afirmar que não ficariam lado a lado. Após um pacto entre os dois, Maluf tem poupado Marta em seus ataques.
No entanto, 74% dos eleitores do ex-prefeito votariam em Serra no segundo turno. Apenas 13% escolheriam Marta. Entre os que optam por Erundina 59% ficam do lado do ex-ministro da Saúde, enquanto 28% vão com a atual prefeita paulistana.
Pesquisa Datafolha publicada ontem revela que a hipótese mais provável é que ocorra mesmo um segundo turno e que ele seja entre Serra e Marta. O tucano tem 37% das intenções de voto, e a prefeita, 33%. É exatamente o mesmo cenário da semana anterior. Quando computados os votos válidos, Serra tem 40%, e Marta, 36%.

Conhecimento do número
Os dois candidatos que têm os números mais fixados na cabeça dos eleitores são Marta e Maluf. O número da petista (13) é acertado por 73%. O do ex-prefeito (11) é conhecido por 75%.
Serra, que lidera as pesquisas, ainda tem um percentual baixo de conhecimento de seu número (45), a duas semanas da eleição. O total subiu dez pontos percentuais, mas apenas 53% dos eleitores sabem como votar no candidato do PSDB.
O conhecimento do número é importante porque a votação em São Paulo ocorre na urna eletrônica. Sem saber o número, é impossível votar no candidato. A tendência, no entanto, é que os eleitores busquem conhecer o número de seus candidatos com a proximidade das eleições.


Texto Anterior: Alvo
Próximo Texto: Tucano ataca obra de 'governo de última hora'
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.