São Paulo, domingo, 20 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRIMEIRO PASSO

Custo para clinicar e concorrência dificultam início de carreira

DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado de trabalho para os odontologistas é bastante concorrido. Segundo dados de Ministério da Educação, existem atualmente cerca de 104 cursos de odontologia -outras carreiras, como medicina e veterinária, contam com 83 e 59 cursos respectivamente.
Segundo Oswaldo Crivello, coordenador da graduação em odontologia da USP, a proliferação de faculdades de odontologia saturou o mercado de trabalho. "Áreas tradicionais como a clínica estão em baixa, pois há mais oferta do que procura. Ou seja, o indivíduo que pretende montar um consultório enfrenta dificuldades para formar uma clientela", afirma.
Para superar esse obstáculo, Crivello recomenda que os recém-formados procurem vagas em clínicas tradicionais ou trabalhem ao lado de profissionais reconhecidos. Segundo ele, há melhores oportunidades de trabalho fora do Estado de São Paulo.
Uma das áreas que mais absorvem a mão-de-obra do odontologista está relacionada aos postos de saúde e aos hospitais, segundo Carlos José dos Santos Pellegrino, vice-diretor da Faculdade de Odontologia de Barretos. Nesse setor, além de tratar de pacientes, o profissional pode atuar nas políticas de saúde coletiva, estudando e produzindo projetos para atender às necessidades da população.
O odontologista pode atuar também em escolas, prevenindo e tratando problemas bucais. O salário inicial nessa atividade varia de R$ 1.500 a R$ 2.000, afirma Pellegrino.


Texto Anterior: Odontologia: Especializações abrem caminhos além do consultório
Próximo Texto: A Faculdade/O Trabalho
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.